Sugestões criativas para introduzir hábitos saudáveis na alimentação infantil

Introduzir alimentos saudáveis na dieta dos mais novos sempre foi um desafio para todos os pais. Para adaptar a alimentação saudável ao imaginário das crianças, a Maria do Pomar, uma plataforma portuguesa online de venda de legumes e frutas ao domicílio em todo o país, sugere cinco pratos coloridos, divertidos e saudáveis.

Desenhos de fruta

São apenas precisas duas ou três peças de fruta para criar uma forma divertida no prato da criança, tornando-o mais colorido. Para recriar um ambiente de praia, por exemplo, basta cortar uma banana em rodelas e um kiwi, que dispostos da forma correta tomam a forma de uma palmeira. Mais simples ainda é pegar numa fatia de laranja e cortá-la num formato que a criança goste, como de coração ou estrela: a criatividade é o mais importante.

Purés coloridos

Habitualmente, os purés não estão entre os pratos favoritos dos mais novos, mas se tiverem a cor certa podem captar a atenção de todas as idades. A sugestão é que as crianças experimentem um puré de abóbora, de beterraba ou mesmo de ervilhas, pratos com tons que tornam as refeições mais vibrantes.

Sumos naturais

São sempre uma boa opção para levar as crianças a comerem a sua porção de fruta diária, mas é possível torná-los ainda mais apetecíveis. Pormenores como escolher o copo certo, adicionar uma palhinha colorida ou colocar uma sombrinha podem tornar cada sumo numa bebida especial.

Espetada de fruta

Não deixam de ser frutas, mas se forem em formato de espetadas tornam-se mais divertidas. As diferentes cores e o facto de se poderem comer à mão, fazem das espetadas de fruta uma boa opção de sobremesa para os mais novos. Para que as crianças as experimentem, convidá-las a cortar a fruta e fazer parte da preparação é importante.

Gelado de frutas

Todas as crianças gostam de gelados, e mesmo os de fruta não são exceção. Para evitar os conservantes ou corantes, é apenas necessário triturar a fruta que se deseja, colocar em formas e adicionar um pau de madeira por cada unidade. Depois de umas horas no congelador, é só desenformar a saborear em família.

Os alimentos saudáveis que compõem estas opções podem ser adquiridos de forma individual ou inseridos nos cabazes de Maria do Pomar. Disponíveis no site da marca portuguesa ou na app, todas as encomendas são entregues em todo o território continental, num período de 24h.