5 exercícios para perder peso

Seja em casa, no ginásio ou no jardim, conheça alguns exercícios práticos que permitem treinar em qualquer lado. Quer procure um treino mais focado na tonificação ou mais intenso ao nível da perda de massa gorda, o importante é que se mantenha ativo, pelo que todos estes exercícios promovem vários benefícios.

Burpees

Ainda que seja um exercício pouco adorado pela maioria, é capaz de promover uma série de benefícios ao treino. Trata-se de um exercício multiarticular que permite trabalhar diferentes grupos musculares em simultâneo. É o caso do músculo das pernas, glúteos, core, peito e braços. A prática correta permite um significativo aumento de massa muscular, perda de peso, resistência cardiopulmonar e coordenação motora.

Flexões

As flexões são exercícios praticados tanto em treinos de força como de resistência, sendo aconselhados a, praticamente, toda a gente. São exigentes, mas a sua correta execução promove inúmeros benefícios, além de serem essenciais para tonificar os músculos do peito, ombros, braços e zona abdominal.

Prancha

É dos exercícios mais conhecidos e, na verdade, dos mais intensos. A prancha é um exercício que pode e deve ser incluído em qualquer tipo de treino, nomeadamente em treinos de musculação, cardio ou para finalizar o treino. É uma excelente forma de prevenir o aparecimento de lesões, para além da tonificação de vários músculos em simultâneo. Pode sempre alternar a dificuldade da prancha, esforçando-se para contrair ainda mais o abdómen ou comprimindo mais os glúteos.

Saltar à corda

Ainda que possa parecer um exercício cardiovascular simples, o salto à corda é essencial para perda de peso ou tonificação. Na verdade, trata-se de uma atividade que é bastante completa e que permite trabalhar diferentes grupos musculares em simultâneo, quer para um processo de perda de massa gorda como de ganho ou manutenção de massa muscular.

Agachamento com salto

O movimento de agachamento, por si só, já é um bom exercício de tonificação dos membros inferiores, mas ao incluir o impulso causado pelo salto é capaz de intensificar ainda mais o exercício.