Jorge Fonseca: o judoca português sagra-se bicampeão do mundo

Dois anos depois, Jorge Fonseca revalida o título de Campeão do Mundo de Judo, na categoria de -100kg. O atleta fez soar A Portuguesa em Budapeste, no passado dia 11 de junho, tornando-se no primeiro judoca português a sagrar-se bicampeão mundial, depois da inédita vitória em Tóquio – o que também se revelou numa estreia para Portugal. O judoca derrotou o sérvio Aleksandar Kukilj na final da categoria de -100kg nos Mundiais que decorreram na capital húngara, onde vence cinco combates por ippon (pontuação máxima).

Nasceu em São Tomé e Príncipe e ao longo da sua vasta carreira profissional no judo somou uma série de títulos internacionais: mais de dez medalhas de ouro, algumas das quais nos campeonatos mais importantes.

Com os Jogos Olímpicos à porta (de 23 de julho a 8 de agosto) Jorge Fonseca mostra-se confiante e com vontade de repetir o feito histórico agora em Tóquio. Em declarações, o judoca garante: “O que podem esperar é que vou dar tudo de mim e vou estar nos Jogos Olímpicos ao mais alto nível possível, para fazer o meu melhor resultado possível”.

Imagens ©D.R.