Neemias Queta, o primeiro português na história da NBA

Um dia histórico para o basquetebol nacional: Neemias Queta é o primeiro português a fazer parte da história da NBA, a primeira liga norte-americana de basquetebol. O poste de 22 anos, nascido no barreiro, foi eleito na posição 39 do Draft pelos Sacramento Kings.

Imagens ©D.R.

Enquanto há outros atletas nacionais a triunfarem em Tóquio – de salientar a brilhante conquista do bronze de Jorge Fonseca no judo olímpico – em Brooklyn celebrava-se a estreia de Neemias Queta em NBA. Importa ainda relembrar que Ticha Penicheiro, a melhor basquetebolista portuguesa de sempre, jogou grande parte da sua carreira na WNBA, na equipa Sacramento Monarchs.

As previsões de alguns dos mais importantes especialistas mundiais já consideravam como certa a escolha de Neemias Queta, depois de três temporadas de sucesso a vestir a camisola de Utah State, na NCAA.

Chegou a jogar pelo Benfica, antes de chegar à Universidade de Utah State para iniciar o percurso no basquetebol universitário norte-americano. Marcou desde logo uma primeira temporada de sucesso, uma segunda mais desafiante e com várias lesões a atrasar a conquista, mas que em nada o impossibilitaram de conseguir a sua melhor época de sempre em 2020/21. Terminou a temporada com de “duplo duplo”, com 14, pontos e 10,1 ressaltos, assim como um recorde de 3,3 desarmes de lançamento. A par disto, tornou-se num dos quatro finalistas ao prémio Naismith, na categoria de melhor defensor do ano no basquetebol universitário (NCAA).

Neemias Queta vibrou assim que soube que o seu nome integrava a lista de atletas na mais importante liga de basquetebol do mundo – e o país torce agora por ele!