PRIO Softboard Heroes: o evento de surf mais solidário do verão

Está a chegar o evento de surf mais solidário deste verão. O PRIO Softboard Heroes junta nomes nacionais da modalidade de surf e vários convidados, com o intuito de angariar e doar dez mil euros a associações portuguesas sem fins lucrativos. A atividade acontece a 16 de julho, na Praia da Física, em Santa Cruz. Trata-se de um evento inédito em Portugal, em que a tendência do softboard estará em destaque.

Numa altura em que o contexto socioeconómico atual enfrenta alguns desafios, este evento nasce sob a vontade de criar uma iniciativa que promova, não só a modalidade, como ajudar quem mais precisa. Com um total de dez mil euros para doar, o evento pretende apoiar associações como a Acreditar, a Renascer, a NÓS e a Crescer numa competição inovadora.

Segundo o responsável da organização do evento, Salvador Stilwell: “Felizmente, a modalidade do surf já alcançou uma dimensão notável em Portugal e há uma goodwill associada que é muito reconhecida e valorizada pela maioria. Tendo em conta as dificuldades que se fazem sentir por muitos, no contexto pandémico e desafiante que vivemos, pensámos que esta seria uma boa oportunidade de juntar o surf às causas sociais e promover uma competição sem igual, onde os prémios não revertem diretamente para os competidores, mas sim para um conjunto de instituições solidárias que precisam, mais do que nunca, de apoio”.

©D.R.

O evento contará com a participação de 16 surfistas, repartidos em quatro equipas compostas por surfistas profissionais, assim como jovens esperanças da modalidade. O objetivo é que cada equipa represente uma associação, ficando responsável por competir pela mesma, sendo que cada vitória equivale a um determinado montante para a associação.

Além da vertente solidária, o evento tem a particularidade de serem utilizadas pranchas de softboard, um tipo de pranchas de surf menos convencionais com um acabamento de material mais macio. Para Salvador, o material em espuma “contribuirá para que o formato da competição seja ainda mais inovador, disruptivo, descomplicado e, sobretudo, divertido”.

Nomes do surf nacional como os surfistas Afonso Antunes, Francisco Alves, Miguel Blanco, Mariana Rocha Assis e os atores Pedro Sousa e Tiago Teotónio Pereira são, para já, alguns competidores confirmados para o dia 16 de julho.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Noah Surf House, assim como o patrocínio oficial da PRIO, que dá também o nome ao evento.