8 passadiços em Portugal para explorar nas férias

Dos percursos mais longos aos trajetos mais desafiantes, existem vários passadiços incríveis para explorar em Portugal. Sendo uma excelente forma de aliar a prática desportiva à descoberta de novos lugares pelo meio da natureza, é uma ótima oportunidade para conhecer estes locais maravilhosos.

Passadiços do Paiva

Começamos pelos passadiços mais conhecidos em Portugal, talvez por terem sido os responsáveis pela adoração destes percursos. Situados na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, estendem-se ao longo de 8 km num percurso inteiramente rodeado de paisagens naturais. Conheça todas as informações aqui.

Imagens ©D.R.

Passadiços de Sistelo

Considerados uns dos percursos mais bonitos do país, os Passadiços de Sistelo integram a Ecovia do Vez, em Arcos de Valdevez. O percurso inicia-se na Aldeia de Sistelo e prolonga-se pelos socalcos da paisagem até chegar às margens do Rio Vez. Uma beleza natural que se eleva num mundo histórico, biológico e geológico. O percurso percorre 2 km de passadiço em madeira, pelo meio do verde minhoto, em perfeita harmonia com a natureza. Há ainda um percurso de 11 km para quem pretender caminhar até à Ponte de Vilela.

Passadiços de Melgaço

Ainda nas verdejantes margens do rio Minho esconde-se um percurso incrível pelo meio da natureza. Construídos sobre uma antiga lavada de água, os Passadiços de Melgaço acompanham as curvas do rio, passando por bosques de carvalhos e loureiros, numa paisagem incomparável. Distância: 1,8 km.

Passadiços do Gresso

Com uma extensão de 1,5 km, a paisagem é maravilhosa do início ao fim. O percurso começa em Sanfins, na freguesia de Rocas de Vouga, e acompanha o rio Gresso, com origem na Serra do Arestal. O desnível do percurso leva os visitantes até cascatas e quedas de água.

Passadiços de Aveiro

Com um percurso de 7,5 km, os Passadiços de Aveiro ligam o Cais de São Roque, no centro da cidade, até Vilarinho, apesar de o percurso sobre passadiços de madeira apenas surgem no Cais da Ribeira da Espigueira. O trajeto passa por salinas, sendo ainda um local propício à observação de aves. Seja a caminhar ou de bicicleta, é um percurso excelente para fazer em família.

Passadiços do Orvalho

Situados na Beira Baixa, em pleno Geopark Naturtejo, os Passadiço do Orvalho passam por vários geomonumentos classificados pela UNESCO, como a Cascata da Fraga de Água d’Alta e o Cabeço do Mosqueiro. O percurso estende-se ao longo de 9 km.

©VagaMundos

Passadiços da Ribeira das Quelhas

Uma novidade recente na Serra da Lousã, os Passadiços da Ribeira das Quelhas vieram permitir o acesso à beleza incomparável deste paraíso. Desafiante, o percurso permite diferentes atividades, como escalada e canyoning. Os passadiços estão localizados junto À aldeia do Coentral Grnde e seguem pela margem direita da Ribeira das Quelhas, num percurso de 1,2 km.

Passadiço das Fragas de São Simão

No concelho de Figueiró dos Vinhos estende-se um percurso incrível, ao longo da ribeira de Alge: o Passadiço das Fragas de São Simão. Ao longo de 2 km, o percurso interliga a Aldeia de Xisto de Casal de São Simão ao Miradouro das Fragas de São Simão.