6 modalidades para praticar ao ar livre

Com o bom tempo a aquecer os nossos dias e a pedir para que o aproveitemos da melhor forma, nada melhor do que praticar algum exercício físico ao ar livre. Troque o ginásio pelo meio ambiente ao final do dia ou comece cada manhã com uma pequena corrida/caminhada. Além disso, existem várias modalidades que poderá experimentar e praticar ao ar livre.

Torne o seu verão inesquecível!

Yoga

Ainda que seja aconselhado iniciar a prática de yoga com a ajuda de profissionais, para que não garanta futuras lesões com as posturas exigidas, poderá sempre adaptar alguns movimentos mais simples. Permite um maior relaxamento do corpo e da mente, ao passo que tonifica e alonga os músculos, fortalecendo, ainda, a coordenação e o equilíbrio. Atualmente, tem emergido a prática de yoga em cima de pranchas de Stand Up Paddle.

Conheça mais sobre yoga aqui.

Stand Up Paddle

Com o bom tempo a tomar conta dos nossos dias, que se estendem até ao anoitecer, retornam as atividades que tornam o verão ainda mais memorável. O Stand Up Paddle é uma das modalidades que tem crescido bastante nos últimos anos. Precisa de uma prancha própria e remos, escolher um sítio de águas calmas e recorrer à força máxima da zona abdominal. Esta modalidade pode, também, ser praticada com ondas, ainda que exige uma prática maior. É uma modalidade exigente, dado que tonifica a zona do core, divertida e até relaxante. Experimente e desafie-se.

Trekking

Muito semelhante a uma simples caminhada, a diferença desta modalidade está na duração. Neste caso, falamos de trilhos que são percorridos em grupo durante alguns dias, cerca de dois ou três, de mochila às costas, em que a dormida é feita em tendas.

Coasteering

É uma mistura de várias atividades como rapel, bungee jumping, escalada e mergulho. Consiste numa modalidade radical de exploração de zonas costeiras, através de percursos orientados, que envolvem vários obstáculos radicais. Em Portugal são já vários os sítios onde é possível praticar coasteering, destacando-se a Serra da Arrábida como o ponto de maior interesse.

© D.R.

Snorkeling 

Snorkeling é uma atividade de mergulho, mas em vez de ser praticada a alguns metros de profundidade é feita à superfície. Deste modo, só pode ser feita em águas rasas, o que permite apreciar diferentes corais e algumas espécies marítimas provenientes de zonas costeiras. Para esta atividade o mergulhador move-se à superfície usando apenas uma máscara de mergulho, um snorkel (um tubo para respirar) e barbatanas.

Plogging

O objetivo desta modalidade é incentivar as pessoas à prática de exercício físico e ajudar na recolha de lixo durante a corrida, de forma a tornar as cidades mais limpas. Esta atividade torna-se bastante divertida e permite ainda que os desportistas realizem outros movimentos de musculação como a flexão de pernas, ao recolher o lixo que foi atirado para o chão. É uma ideia sustentável de reaproveitamento do lixo apanhado durante a prática desportiva com o fim de ser posteriormente entregue nos postos de reciclagem mais próximos.

© D.R.