Yolanda Hopkins em 9º. lugar no US Open Of Surfing

Yolanda Hopkins alcançou na passada sexta-feira o 9º lugar final no US Open Of Surfing, em Huntington Beach, na Califórnia. Os surfistas nacionais regressam a Portugal para competir na segunda etapa do circuito, a acontecer na Ericeira, a partir de 2 de outubro.

A surfista algarvia foi a melhor representante entre os surfistas portugueses nesta mítica prova na Califórnia, que era decisiva para determinar quem chegava às rondas finais. A jovem de 23 anos conseguiu chegar à fase de woman-to-woman e disputou o acesso aos quartos-de-final com Caitlin Simmers. A norte-americana acabou por vencer a competição e derrotar Yolanda nesta prova, segurando uma sólida pontuação de 12,83 contra os 8,76 pontos da portuguesa. Apesar da derrota, Yolanda Hopkins garantiu 2750 dólares de prémio e 3500 pontos para o ranking com esta prestação, que a qualificam para o Circuito Mundial do próximo ano.

O português Vasco Ribeiro estava também em competição, em busca de presença nos oitavos-de-final da prova masculina. Na ronda três, acabou por ser superado pelo taitiano Mihimana Braye e pelo norte-americano Jake Marshall, num heat em que somou apenas 5,47 pontos. Conseguiu, assim, o 17º lugar, assim como 2000 pontos para o ranking e 2000 dólares em prémio.

A competição vem agora da Califórnia para a Ericeira. Portugal recebe a segunda de quatro etapas do circuito Challenger Series. Aos surfistas portugueses, podem juntar-se mais elementos em virtude dos wildcards disponíveis. De Portugal, o circuito segue para a França, ainda em outubro, e termina entre o final de novembro e início de dezembro em Haleiwa, no Havai. Em jogo, estão 12 vagas para o circuito mundial masculino e seis para o feminino.

©D.R.