Corrida Fim da Europa: a corrida “mais bonita do mundo” está de volta

Está de regresso mais uma edição surpreendente da Corrida Fim da Europa, conhecida por percorrer uma das paisagens mais bonitas de Portugal: a Vila de Sintra, a Serra de Sintra e finalizar no Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa continental. A prova acontece a 6 de fevereiro e as inscrições já se encontram disponíveis, aqui.

Anualmente, a vila recebe milhares de atletas prontos para desafiar o misticismo da Serra de Sintra da melhor forma possível.

“Dificilmente haverá prova mais bonita” é o mote que melhor caracteriza a Corrida Fim da Europa, uma prova reconhecida entre as dez primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers que destaca as 500 provas mais emblemáticas no mundo. A prova é organizada pela Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com a Podium Events.

30º Corrida Fim da Europa ©Paulo Maria / Podium

PROVA

A prova conta com uma distância total de 16.945 metros, ao longo de um percurso, simultaneamente, desafiante e inesquecível. Desafiante pela dureza que a prova exige, pelo percurso e pelas condições climatéricas (ao realizar-se em janeiro), mas inesquecível pela beleza do trajeto. Além disso, caracteriza-se por ser uma das mais antigas e tradicionais provas nacionais, na qual participam atletas de todo o mundo.

partida acontece em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, seguindo caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, e serpenteando a Serra de Sintra pelas suas curvas e contracurvas. De salientar que os primeiros quatro quilómetros são sempre a subir, sendo que a partir daí e até ao quilómetro 10 o percurso oscila entre subidas e descidas, mas sem grande dificuldade. A última parte da corrida é a descer ao longo de seis quilómetros, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico a prever a meta.

PROGRAMA

Entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2022, o levantamento dos kits deve ser feito no Secretariado Oficial da Prova – em local ainda a designar. Já no dia da prova, 30 de janeiro, todos os horários podem ser conhecidos aqui.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 31ª. edição da Corrida Fim da Europa já se encontram disponíveis e podem ser garantidas aqui. Importa salientar que as participações estão limitadas a 3000 vagas, sendo que as inscrições se dividem em três fases (com os respetivos preços). É ainda possível aproveitar da primeira fase de inscrições.

Haverá medalhas de Finisher para todos os participantes  e prémios atribuídos aos 3 primeiros atletas da classificação geral, em cada um dos géneros, independentemente da idade/escalão.