Francisco Lufinha está a caminho das Caraíbas a bordo de um trimaran sustentável

O kitesurfer Francisco Lufinha lançou-se no maior desafio da sua carreira: viajar até às Caraíbas a bordo de um trimaran movido apenas com energias limpas. O atleta conta já com várias travessias importantes no seu currículo, entre elas a ligação do continente à ilha da Madeira, em 2015, que lhe garantiu o recorde mundial de Maior viagem de Kitesurf sem paragens, depois de completar 48 horas interruptas em cima da prancha.

Lufinha iniciou a travessia no dia 3 de novembro e espera-se que complete o percurso de 6.700 quilómetros numa duração prevista de seis semanas – altura em que chegará à ilha de Martinica, nas Caraíbas. A iniciativa designa-se EDP Atlantic Mission e assume uma vertente ecológica. O desafio alia as modalidades de kitesurf e de vela, num kiteboat construído de propósito para esta expedição. O barco tem apenas três cascos que reduzem o peso, aumentando a velocidade, sendo que será movido com a força do vento, considerando que nesta altura os ventos do Atlântico norte “são mais estáveis”, como partilhou na sua página. “Esta aventura é o desafio mais arrojado que já desenvolvi. A ideia consiste em desenvolver um barco à vela que seja reutilizado e adaptado para ser puxado por um kite, que é minha especialidade, o kitesurf”, explicou Lufinha em declarações à agência Lusa. Segundo o Lufinha: “Como sou velejador de origem e comecei no kite em 2001, resolvi juntar os dois, porque já não havia forma de fazer distâncias maiores. Trouxe o kite para o barco, numa tecnologia que ainda está em evolução”. Além do kite, a embarcação está equipada com painéis solares e um hidrogerador.

Travessia Lisboa - Madeira, 2015 ©D.R.

A missão de Lufinha pretende alertar para algumas mudanças importantes, como apanhar os plásticos que se encontra no chão, comprar produtos com certificação ambiental, evitar o recurso a descartáveis, reduzir o consumo de carne ou escolher fontes de energia limpa. A travessia de Francisco Lufinha pode ser acompanhada em tempo real aqui.