Como manter uma vida ativa durante a altura de Natal?

Natal não é sinónimo de desleixo. São muitas as tentações e é quase uma missão impossível conseguir resistir aos tradicionais doces que nunca falham em nenhuma mesa ou então o tempo frio que nos torna mais melancólicos e com menos vontade de praticar exercício.

Mas com as escolhas certas é possível manter uma alimentação mais saudável e uma vida mais ativa, é tudo uma questão de equilíbrio.

Equilíbrio na opção de comer apenas uma fatia daquele bolo de que tanto gostamos, em vez de duas ou três; equilíbrio na prática de uma pequena caminhada no fim de almoço, em vez de se sentar logo todos no sofá; equilíbrio na procura de alternativas mais saudáveis nas receitas das sobremesas tradicionais, ao invés de seguirmos receitas calóricas na íntegra.

Não se deixe levar pela ideia de que faltam poucos dias para terminar o ano ou que em janeiro começa a treinar a sério. É sempre importante que se mexa, seja em que altura do ano for. Para isso, deixamos algumas dicas essenciais para que possa manter-se ativo durante esta época festiva e aproveitar para criar boas memórias com quem lhe é especial.

Dicas para manter uma vida mais saudável e ativa nesta altura:

Não exagerar

Não exagere no consumo de sobremesas muito calóricas ou demasiado pesadas, nem repita as doses. Muitas vezes acabamos por ficar demasiado enfartados durante muito tempo e até enjoados.

Evitar estar demasiadas horas sentado à mesa

É fundamental evitar ficar demasiadas horas sentado à mesa depois da refeição. Acabamos por estar sempre a “picar” qualquer coisa (um bocadinho de pão aqui, uma fatia de queijo ali). Ficamos com uma sensação de melancolia enorme, pelo que, para além de nos sentirmos com sono, acabamos por não mexer o corpo e este precisa de estímulos.

Não passar demasiadas horas sem comer

Não passe demasiadas horas sem comer. De novo, mantenha um equilíbrio. Coma devagar para perceber até que ponto se sente satisfeito, para que não ultrapasse nas quantidades necessárias. Procure ir ingerindo alguns alimentos saciantes (como nozes ou amêndoas) e vá bebendo chá (por exemplo) para não ter picos de fome – que levam a que, na hora de comer, acabamos por ingerir a comida muito depressa e sem noção.

Praticar algum exercício físico

É muito importante que se mantenha ativo nesta altura de Natal. Procure fazer uma pequena caminhada com a família depois do almoço ou ao final do dia.

Não esquecer de manter uma alimentação variada e equilibrada

É muito importante que mantenha uma alimentação equilibrada, para que possa degustar uma ou outra sobremesa de que tanto gosta, mas também garantindo que ingere os nutrientes que o seu organismo necessita. Para isso, deixamos algumas dicas:

  1. Em dias de almoços ou jantares de Natal, nunca saia de casa sem comer uma sopa de legumes.
  2. Preencha sempre o seu prato com alguns legumes, assim terá menos espaço para opções mais calóricas.