Detox pós-festas: dicas para desintoxicar o organismo

As “dietas detox” são muito comuns nesta altura de pós-festas e no arranque do novo ano. Não há claras evidências de uma dieta perfeita que prometa limpar e eliminar toxinas prejudiciais ao organismo, mas existem algumas dicas essenciais e que contribuem eficazmente para reduzir a sensação de inchaço abdominal e da inflamação do organismo.

Além de promover uma sensação de maior leveza e bem-estar, contribui para a hidratação do corpo.

É importante conciliar uma rotina alimentar consoante as necessidades de cada corpo. As dicas que aqui reunimos podem auxiliar num processo de perda de peso, no alívio de problemas digestivos, no tratamento de inflamações, de redução do inchaço abdominal e também a prevenção de fadiga crónica. No entanto, não são substitutas de uma alimentação rica e variada.

Considerando que o corpo tem a capacidade natural de se purificar através da urina, do suor e das fezes, o aumento da ingestão de água é essencial para promover o bom funcionamento do organismo. Ainda assim, há várias formas de desintoxicar o corpo, nutrindo-o com todos os nutrientes que necessita neste processo de recuperação, desde batidos nutritivos à substituição de alimentos por opções mais naturais e leves.

Começando pelos batidos, são uma excelente forma de combinar água, fruta e legumes, conseguindo um boost de energia perfeito para nutrir e saciar o organismo da melhor forma. Conheça aqui cinco receitas de batidos rápidos e práticos, perfeitos para iniciar o dia com mais energia.

Algumas dicas para diminuir a sensação de inflamação e inchaço:

– Beber muita água (simples, aromatizada ou com infusões);

– Ingerir um copo de água morna com algumas gotas de limão ao acordar (se sentir algum desconforto gástrico, opte apenas por ingerir água morna simples);

– Evitar alimentos processados e enlatados, bebidas alcoólicas, refrigerantes e café (em excesso);

– Privilegiar, sempre que possível, leguminosas e vegetais;

– Evitar comidas fast-food, pelo alto teor em gorduras, bem como o consumo de produtos com demasiado açúcar.

A par destas dicas, importa salientar a prática de exercício físico, ao promover uma maior sensação de bem-estar e acelerar o processo de desintoxicação do organismo.