Detox pós-festas: dicas para desintoxicar o organismo

As desintoxicações alimentares são muito comuns nesta altura de pós-festas e arranque do novo ano. Não há claras evidências de uma dieta perfeita, que prometa limpar e eliminar toxinas prejudiciais ao organismo, mas existem algumas dicas essenciais e que contribuem eficazmente para a redução do inchaço abdominal e da inflamação.

Há dietas que implicam um período de jejum, dietas rigorosas de fruta, legumes e água e até à base de chás e suplementos, mas é importante saber conciliar uma rotina alimentar consoante as necessidades de cada corpo. Ainda assim, são alternativas que podem auxiliar na perda de peso, no alívio de problemas digestivos, no tratamento de inflamações, de inchaço abdominal e até de fadiga crónica.

Considerando que o corpo tem a capacidade natural de se purificar através da urina, do suor e das fezes, o aumento da ingestão de água é essencial para promover o bom funcionamento do organismo. Ainda assim, há várias formas de desintoxicar o corpo, nutrindo-o com todos os nutrientes que necessita neste processo de recuperação, desde batidos nutritivos à substituição de alimentos por opções mais naturais e leves. Começando pelos batidos, são uma excelente forma de combinar água, fruta e legumes, conseguindo um boost de energia perfeito para nutrir e saciar o organismo da melhor forma. Conheça aqui cinco receitas de batidos rápidos e práticos, perfeitos para iniciar o dia com mais energia.

Algumas dicas para diminuir a sensação de inflamação e inchaço:

– Beber muita água (simples, aromatizada ou com infusões);

– Ingerir um copo de água morna com algumas gotas de limão ao acordar (se sentir algum desconforto gástrico, opte apenas por ingerir água morna simples);

– Evitar alimentos processados e enlatados, bebidas alcoólicas, refrigerantes e café (em excesso);

– Privilegiar, sempre que possível, leguminosas e vegetais;

– Evitar comidas fast-food, pelo alto teor em gorduras, bem como o consumo de produtos com demasiado açúcar.