Dicas para combater esta Blue Monday

Dizem que a 3ª. segunda-feira de janeiro é o dia mais triste do ano. Há quem diga que é nesta altura que sentimos o fim da época natalícia, mas há quem também aponte para uma altura de apatia e desânimo pelo arranque do ano.

Mito ou não, selecionamos algumas dicas e exercícios para combater esta Blue Monday – ou qualquer outro dia menos bom – no sentido de estimular o bem-estar físico e mental.

Vários estudos indicam que há de facto uma forte ligação entre ser fisicamente ativo e sentir um bem-estar mental. Evitar o sedentarismo é o primeiro passo, promovendo uma série de benefícios ao nível da qualidade do sono, da melhoria do humor ou da capacidade de concentração, entre tantos outros aspetos.

Manter o corpo em movimento é muito importante para prevenir ou tratar sentimentos de stress, de apatia, de cansaço ou até de depressão. Conheça algumas modalidades que podem melhorar o bem-estar geral.

Dança: atividades como o zumba são excelentes formas de manter o corpo ativo, ao trabalharmos praticamente todos os músculos em simultâneo. Há vários vídeos no YouTube, o que importa é manter-se ativo.

Natação: se tiver a possibilidade de praticar natação ou hidroginástica, aproveite o tempo para carregar energias. Dada a liberdade de movimentos, as atividades na água têm a capacidade de controlar o ritmo da respiração, o que acaba por reduzir sensações de stress, de ansiedade ou de cansaço emocional. Além disso, estimulam o equilíbrio, a capacidade de concentração e a consciência corporal.

Corrida/Caminhada: procure tirar meia hora do dia para fazer uma breve corrida ou caminhada, quer na estrada como no meio da natureza. É das melhores modalidades para aumentar o bem-estar geral, tanto físico como mental, melhorando a qualidade do sono e a disposição diária. Além do melhoramento da capacidade física e resistência, é uma ótima forma de trabalhar a parte cardiovascular do corpo.

Yoga: hoje em dia, há uma série de vídeos ou aplicações que ajudam a praticar yoga em casa. É um momento de relaxamento do corpo e da mente que promove, entre tantos benefícios, o autoconhecimento corporal. É uma ótima prática para reduzir o stress e a ansiedade.

Alongamentos: parar para alongar o corpo é essencial para melhorar a postura, diminuir a tensão e aumentar a sensação de relaxamento. Saiba mais aqui.