Corrida Fim da Europa reúne 36 nacionalidades

A Corrida Fim da Europa reuniu mais de dois mil inscritos de 36 nacionalidades diferentes. Considerada por muitos “a corrida mais bonita do mundo” voltou a consumar-se como um sucesso, percorrendo uma das paisagens mais bonitas de Portugal: a Vila de Sintra, a Serra de Sintra e finalizar no Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa continental.

A Corrida Fim da Europa, organizada pela Câmara Municipal de Sintra e a Podium Events, arranca no centro histórico da Vila de Sintra e percorre um trajeto memorável e uma das paisagens mais bonitas até ao ponto mais ocidental da Europa continental: o Cabo da Roca. Ao longo de um percurso desafiante de mais de 16 mil metros, a Corrida Fim da Europa é considerada uma das mais antigas e tradicionais provas nacionais, na qual participam atletas de todo o mundo. A partida acontece em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, seguindo caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, e serpenteando a Serra de Sintra pelas suas curvas e contracurvas. De salientar que os primeiros quatro quilómetros são sempre a subir, sendo que a partir daí e até ao quilómetro 10 o percurso oscila entre subidas e descidas, mas sem grande dificuldade. A última parte da corrida é a descer ao longo de seis quilómetros, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico a prever a meta.

Para Nuno Pereira, da Podium Events: “Foi com enorme empenho e satisfação, após um ano de interregno por motivos relacionados com a Pandemia, que a Corrida Fim da Europa regressou à mítica vila de Sintra. Tudo se conjugou, incluindo o clima e o sol que brindou os mais de 2000 atletas a serpentear a Serra de Sintra, terminando no Cabo da Roca com grande felicidade. Foi um gosto poder voltar a proporcionar esta manhã de desporto e bem-estar. Para o ano cá estaremos”.

Fotografias ©Podium Events

Na classificação de pódio:

Geral Masculina:

  • 1º Classificado e Vencedor da Prova – André Costa, dorsal 1321, com apenas 55m42s (vencedor da prova)
  • 2º Classificado – Bruno Lourenço, dorsal 295, com 56m02s
  • 3º Classificado – José Gaspar, dorsal 1345, com 56m25s

Geral Feminina:

  • 1a Classificada – Laura Grilo, dorsal 438, com 01h10m23s
  • 2a Classificada – Patrícia Rivotti, dorsal 814, com 01h13h03s
  • 3a Classificada – Joana Vinagre, dorsal 417, com 01h15m27s

Os vencedores receberam um troféu, vouchers para test drives da Mitsubishi Motors Portugal, vouchers de produtos GoldNutrition, vouchers de alojamento Pestana Sintra Golf e TD Hotels e ainda um kit com produtos PURELL.

Como já é habitual, no final da prova os atletas tiveram à disposição uma recovery station, assim como um kit de chegada com medalha de finisher, fruta, água e um chá quente servido dentro da tenda.

Como Maior Equipa a Correr destacou-se a Correr Lisboa, que participou com 44 atletas, recebendo também prémio. A prova tinha como embaixadores: Aurora Cunha (apoiou e acompanhou muitos atletas no final no último sprint até à meta), Rita Machado/IronMe, Fabulosa Teresa, Bruno Claro e João Barral/Running Boy.

Considerada uma das corridas mais bonitas de Portugal, a prova integra o livro World’s Ultimate Running Races da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 provas mais emblemáticas a nível mundial. No site oficial da prova, bem como nas redes sociais, é possível encontrar todas as fotografias do evento.