Vitamina D: benefícios vitais para o corpo

As vitaminas são micronutrientes essenciais ao organismo, promovendo benefícios vitais ao seu bom funcionamento – quer a nível interno como externo. A forma mais eficaz de obter um bom teor em vitamina D é através da exposição solar (cuidada), mais concretamente pela ação da radiação ultravioleta da luz solar na pele.

Mas quando a exposição é baixa ou insuficiente, sendo comum nas estações mais frias, é importante compensar uma possível carência desta vitamina no nosso corpo. Uma alimentação saudável e equilibrada, que privilegie os alimentos certos, garante um bom aporte de vitamina D necessária ao bem-estar e bom funcionamento dos órgãos.

A vitamina D integra o grupo das vitaminas lipossolúveis (vitaminas solúveis em gordura) e encontra-se essencialmente em alimentos como peixes gordos (salmão, cavala, sardinha e atum), óleos de fígado de peixe e gema de ovo. Além deste alimentos, é também possível compensar a ingestão de vitamina D através de suplementos alimentares ou alimentos fortificados, como as gorduras vegetais.

Por se tratar de uma vitamina lipossolúvel, necessita de uma fonte de gordura para ser absorvida. Quer isto dizer que ao consumir alimentos ricos em vitamina D ou suplementos alimentares juntamente com um alimento rico em gordura, a taxa de absorção será ainda maior.

Vários estudos comprovam que a vitamina D promove ainda a absorção de cálcio, sendo importante para manter equilibrada também a concentração de fósforo. Desta forma, protege o organismo contra doenças infeciosas, doenças cardiovasculares, Diabetes e ainda quedas/fraturas.

Alimentos a privilegiar:

  • Ovos: cozidos, escalfados ou mexidos, são uma excelente fonte de vitamina D.
  • Peixe: principalmente peixes gordos, como atum, sardinha e salmão.
  • Cogumelos: um alimento rico em vitamina D, principalmente em cogumelos shiitake portobello.
  • Queijo: principalmente em queijos frescos, como ricotta (requeijão), apesar de que o consumo deve ser moderado, uma vez que possuem também gordura.