Dia Mundial da Terra: o desporto como preservação do meio ambiente

O Dia Mundial da Terra assinala-se anualmente a 22 de abril e tem como princípio reconhecer a importância de preservar o planeta, promovendo uma readaptação dos nossos hábitos em prol da conservação do meio ambiente.

Nesse sentido, reunimos algumas atividades ao ar livre que procuram alertar para a necessidade de preservação da natureza, consciencializar para a problemática das alterações climáticas e a urgência de pensar em ações que contribuam para um desenvolvimento sustentável.

A prática de atividade física ao ar livre promove uma série de benefícios para a nossa saúde, física e mental, destacando uma melhoria significativa ao nível do bem-estar (redução do stress, prevenção de sintomas de ansiedade, melhoria do humor e aumento da concentração).

As consideradas “áreas verdes urbanas” são espaços propícios ao lazer, à recreação e à prática de exercício físico, sendo, por isso, importante alertar para a sua conservação. São vários os estudos que comprovam que a vivência em contacto com a natureza influencia positivamente a nossa qualidade de vida, melhorando a nossa saúde. Por outro lado, a qualidade ambiental (considerando áreas verdes limpas e seguras) tem também uma implicância significativa na melhoria do nosso humor e da nossa disposição.

Garantir a conservação dos espaços verdes e naturais das cidades é cada vez mais importantes. Se pratica atividade física ao ar livre, adote hábitos mais ecológicos, esteja mais atento à preservação dos espaços naturais e contribua eficazmente para a sua sustentabilidade.

Plogging

A atividade desportiva mais ecológica tem a designação de plogging. Este movimento foi criado com o intuito de incentivar desportistas a observar, alertar e a recolher lixo ou resíduos espalhados durante um determinado percurso. O objetivo é que as pessoas, enquanto que caminham ou correm, possam ir apanhando o que conseguirem e depositem posteriormente no respetivo contentor, tornando o percurso pelo qual passaram mais limpo.

Trail Running

Trail Running (Corrida em Trilho) é uma atividade desportiva exigente e que se realiza “fora de pista”, mais concretamente, no meio da natureza. Os trilhos encontram-se identificados e atualmente podem ser encontrados de norte a sul do país, sendo uma modalidade cada vez mais praticada. O percurso é desafiante, passando por montanhas, colinas e riachos, com subidas e descidas íngremes, mas a beleza natural do percurso faz com que promova vários benefícios à saúde.

Passando por locais mais “escondidos”, é também importante manter a sua vigilância, garantindo a segurança dos espaços verdes.

Remo, vela ou canoagem

Atividades realizadas na água são também importantes momentos de consciencialização ambiental. Além de promovem vários benefícios a quem pratica estas modalidades, são páticas de mínimo impacto ambiental.

Princípios da prática de atividade física ao ar livre:

  • Deixar o local limpo, asseado e seguro.
  • Respeitar o local em que se encontra.
  • Dar um fim apropriado aos resíduos produzidos.
  • Não produzir alterações no local que possam danificar a sua qualidade e preservação.
  • Contribuir para a conservação dos espaços.