Oito alimentos essenciais numa dieta vegetariana

Os estudos internacionais apontam para um aumento do número de vegetarianos a cada ano. Este aumento deve-se a diversos fatores, mas um dos principais é a preocupação com a proteção do meio ambiente e dos animais, sobretudo na população com acesso a mais informação.

De forma a ser completa e equilibrada a alimentação vegetariana deve ter presente oito alimentos essenciais:

  1. Fruta
  2. Hortícolas
  3. Lacticínios ou alternativas vegetais: leite, iogurte, queijo e leite fermentado (não incluídos numa dieta vegana) e bebida vegetal.
  4. Leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas, favas) e derivados (tofu, miso).
  5. Cereais e tubérculos: arroz, trigo, centeio, milho, quinoa, aveia e produtos derivados (pão, tostas, bolachas, massas, flocos de cereais) – de preferência integrais – e batata.
  6. Frutos gordos e sementes: amendoim, frutos gordos (noz, amêndoa, caju), creme de frutos gordos (“manteiga” de amendoim e de amêndoa), sementes (chia, linhaça, papoila, sésamo).
  7. Gorduras: azeite e óleos vegetais, creme vegetal e manteiga (não incluída numa dieta vegana)
  8. Ovo: ovo, clara, gema de ovo, ovoprodutos e ovos de outras espécies. (O ovo não é incluído numa dieta vegana)

Deve sempre privilegiar alimentos locais e sazonais, uma vez que estará a ajudar a preservar a sustentabilidade ambiental e económica. Em dietas vegetarianas importa ter um plano alimentar adequado, pelo que aconselhamos um acompanhamento nutricional de forma a evitar quaisquer défices nutricionais. Na 2Yummy pode contar com este acompanhamento nutricional. Marque a sua consulta de nutrição online aqui.

Este artigo foi inicialmente publicado aqui