4 modalidades para controlar a ansiedade

A ansiedade pode ser sentida de diferentes formas, sendo que as causas, a frequência e até mesmo a intensidade variam muito de pessoa para pessoa. A ansiedade corresponde a um estímulo/resposta do nosso corpo a situações de stress acumulado e tanto pode ser um acontecimento casual como prolongar-se por um determinado período de tempo.

Uma situação de ansiedade contínua pode afetar a nossa vida pessoal, social e profissional. Importa, assim, saber identificar os sintomas e conhecer algumas estratégias ou hábitos que poderá adotar e que contribuirão de forma muito positiva no controlo da ansiedade.

Sintomas psicológicos:

  • Medo
  • Preocupação constante
  • Sensação de descontrolo
  • Tristeza e solidão
  • Pensamentos negativos

Sentimentos físicos:

  • Suores e tremores
  • Aumento repentino da frequência cardíaca e respiratória
  • Fadiga
  • Insónias recorrentes
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Agitação

O impacto positivo da prática desportiva na prevenção da ansiedade

A prática desportiva, num aspeto fisiológico, garante a produção de substâncias responsáveis pelo nosso equilíbrio emocional, bem-estar e disposição. Além disso, o ganho de massa muscular e a mudança física são aspetos que podem contribuir positivamente para uma melhoria da autoestima. Salienta-se ainda o quanto o desporto é importante para a inclusão social, uma vez que promove a interação entre pessoas, o que pode também promover o bem-estar, reduzir o stress e aumentar a boa disposição.

Importa salientar que o sedentarismo é extremamente prejudicial à saúde, afetando tanto a nível físico como emocional. Uma rotina sedentária, sem qualquer atividade física, pode contribuir para um aumento do stress, baixa autoestima, perda de motivação, má disposição e desiquilíbrios emocionais – aumentando a probabilidade de sentir os efeitos de ansiedade.

Atividades que previnem e ajudam a controlar sintomas de ansiedade

Corrida

A corrida – ou caminhada – é um ótimo exercício para prevenir ou reduzir sintomas de ansiedade. Por se tratar de uma atividade aeróbica moderada que exige ao corpo bastante energia, há uma maior produção de endorfina e, consequentemente, uma maior sensação de bem-estar. De preferência ao ar livre, seja no meio da natureza ou mesmo no asfalto, a corrida trará muitos benefícios à saúde, não apenas física, mas mental.

Para quem não tem por hábito correr, pode sempre começar por caminhadas leves e ir acelerando a passada, podendo até alternar entre momentos de mais impacto e outros mais leves.

Yoga

Sendo uma prática que promove o autoconhecimento, torna-se essencial para equilibrar o corpo e mente, permitindo identificar os sintomas de ansiedade e aprender a controlá-los. Combinando técnicas de respiração com determinadas posturas, a prática permite aumentar os níveis de ocitocina – conhecidas como as hormonas da felicidade. Desta forma, há um maior controlo da ansiedade, promovendo ainda a melhoria da qualidade do sono.

Hoje em dia, existem várias aplicações e vídeos que permitem praticar yoga em casa. Conheça aqui algumas dicas para uma prática mais benéfica.

Andar de bicicleta

Pedalar é também um excelente exercício que melhora a condição física e promove vários benefícios ao nível da saúde mental. À semelhança da corrida, o facto de ser uma atividade que pode ser praticada ao ar livre garante uma melhoria do bem-estar, reduzindo o stress e prevenindo a ansiedade.

Zumba

Aliando a dança à prática desportiva, o Zumba é uma modalidade ótima para descomprimir, além de promover vários benefícios ao corpo, uma vez que permite trabalhar diversos músculos em simultâneo. A dança, por si só, ajuda a libertar a tensão acumulada, promovendo uma sensação de bem-estar prolongada.

Conheça os benefícios de praticar zumba aqui.