Os alimentos com mais energia

Os dias mais quentes são, por vezes, mais difíceis de suportar, levando a uma maior sensação de melancolia e perda de motivação. Este desânimo acaba por afetar a capacidade de executar certas tarefas com a mesma motivação e vontade que desejávamos. A maneira como nos alimentamos pode condicionar, em grande escala, a nossa disposição diária, pelo que devemos optar pelos alimentos que fornecem mais energia ao organismo.

Desta forma, fizemos uma seleção dos alimentos mais energéticos, que deve procurar ter consigo durante o dia, seja no trabalho ou numa ida à praia.

Água: manter o corpo hidratado ao longo do dia é fundamental, garantindo o bom funcionamento ao nível do metabolismo.

Oleaginosas: nozes, amêndoas ou avelãs são alimentos que possuem magnésio, fibra, proteína e nutrientes.

Ovos: são uma excelente opção, dado que que possuem bons níveis de ferro e proteína.

Sementes: as bagas de goji, por exemplo, são ótimas opções para aumentar os níveis de energia no corpo.

Banana: é um fruto rico em magnésio e uma fonte de fibras e minerais, importantes para diminuir a sensação de esgotamento físico, melhorando a disposição.

Chocolate negro: é um bom estimulante, com uma ação semelhante à da cafeína. Tem a capacidade de melhorar o humor e garantir mais energia.

Mel: um adoçante natural que contém uma boa fonte de vitaminas e minerais, que atuam na melhoria dos níveis de energia do organismo.

4 dicas para se manter mais enérgico:

  1. Manter uma boa alimentação
  2. Caminhar/correr ao ar livre diariamente
  3. Dormir bem, sendo fundamental para que o corpo recupere a energia suficiente para o dia seguinte. O ideal seriam 7/8 horas por noite
  4. Praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física por dia.