Posturas de yoga para aliviar dores da menstruação

A propósito do Dia Internacional do Yoga (21 de junho), a marca INTIMINA partilha algumas posturas que aliviam possíveis dores de menstruação, principalmente no verão. A INTIMINA é uma marca sueca que oferece uma gama de produtos de cuidados para a saúde ginecológica das mulheres.

O yoga é uma prática milenar que ajuda a começar bem o dia, movimentando o corpo e harmonizado a mente. A flexibilidade e o alívio do stress são fatores que impulsionam a iniciação da prática do yoga, que inclui exercícios suaves e posturas que aliviam fortes dores musculares. “Entre as dez principais tendências de fitness em todo o mundo, estima-se que o yoga tenha mais de 300 milhões de praticantes em todo o mundo, 72% dos quais são mulheres”, segundo a INTIMINA.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

“Durante o verão é normal que as mulheres, durante o período, se sintam mais inchadas, com mais cólicas, mais cansadas e até mais ansiosas. O desporto costuma ser um grande aliado por ajudar a libertar endorfinas, por isso, treinos leves, como algumas posturas de yoga, podem trazer benefícios, tais como diminuir as cólicas e as dores menstruais, aliviar a dor nas costas e a equilibrar as emoções. No entanto, antes de iniciar a sua prática, é importante conhecer os limites do seu corpo, mover-se ao seu próprio ritmo, e realizar os movimentos sem esforço adicional, evitando o desconforto”, partilha a marca.

Compreender a relação entre o Yoga e períodos pode ajudar a regular o ciclo menstrual e obter um ciclo menstrual saudável durante o verão. Cólicas solares pré-menstruais, inchaço, dor, diarreia e mal-estar são apenas alguns sintomas que se tornam motivo de preocupação entre as mulheres. A INTIMINA sugere algumas posturas de Yoga que podem ajudar a reduzir o sintoma comum associado à síndrome pré-menstrual (TPM) e regular os períodos no verão.

Postura do peixe

A postura do peixe, Matsyasana, mantém o funcionamento da glândula tiroide controlada, ajudando e promovendo o equilíbrio hormonal.

Como realizar esta postura?

Comece deitada de costas enquanto coloca as mãos sob os quadris.

Arqueie o peito para cima enquanto mantém a cabeça relaxada.

Postura do arco

Esta postura alonga toda a frente do corpo, aliviando cólicas e o inchaço.

Como realizar esta postura?

Comece deitada de bruços com os pés na largura do quadril e os braços ao lado do corpo. Ao expirar, dobre os joelhos e alcance as mãos para apoiar os tornozelos externos. Inspire e levante os calcanhares em direção ao teto, levantando as coxas para cima e para fora do tapete. A cabeça e o peito também serão levantados do tapete. Levante os calcanhares e as coxas e traga as omoplatas para a parte superior das costas. Olhe para frente enquanto respira suavemente. Mantenha a pose por quinze a vinte segundos. Para soltar, expire e baixe lentamente as coxas antes de soltar os tornozelos e baixar as pernas e os pés no chão. Retorne à posição inicial e relaxe.

Postura de agachamento

A postura de agachamento, ou Malasana, ajuda a aliviar tensão na região pélvica e melhora a circulação nos órgãos reprodutivos. Ao praticá-la, pode-se estimular os ovários e regular a atividade hormonal.

Como realizar esta postura?

Agache-se com os pés juntos e os calcanhares no chão. Mantenha as palmas das mãos juntas na frente do peito e use os cotovelos para pressionar suavemente a parte interna das coxas.

Postura do camelo

Esta postura alonga os músculos dos abdominais e os fletores do quadril, aliviando a dor e o desconforto.

Como realizar esta postura?

Ajoelhe-se no tapete, com os joelhos afastados na largura dos quadris. Coloque as mãos nos quadris. A parte superior dos pés deve ficar plana no tapete. Alongue a coluna e incline-se para trás, colocando as mãos nos calcanhares. Se achar difícil tocar com as mãos nos pés, dobre os dedos dos pés para levantar os calcanhares. Alongue o pescoço e deixe a cabeça enrolar para trás. Para um alongamento mais profundo, levante um braço ao longo da orelha enquanto apoia um calcanhar com o outro. Fique assim por duas respirações e depois troque de braço. Mantenha essa postura cerca de 5 respirações.

Postura da mariposa

É muito eficaz no alívio das cólicas menstruais.

Como realizar esta postura?

Uma vez sentada, junte as plantas dos pés enquanto controla a respiração. Pode inclinar o tronco para a frente para alongar a região lombar e permitir a abertura dos quadris.

Postura da cobra

Ajuda a tonificar o abdómen, fortalecer a coluna vertebral, evitando possíveis doenças como lombalgias, enquanto ajuda a reduzir o cansaço e o stress.

Como realizar esta postura?

Deite-se de bruços e descanse as mãos no tapete. Em seguida, estique os braços, levante o tronco ligeiramente para trás e olhe para o teto.