Como evitar queimaduras da pele durante a corrida

As queimaduras solares que acontecem durante uma corrida/caminhada ao sol podem ser dolorosas e causar danos irreversíveis à nossa pele, especialmente na época de verão. Desta forma, é importante saber como evitar estas irritações da pele e as formas de as tratar devidamente.

Na maior parte das vezes estas queimaduras acontecem devido ao atrito entre a pele e o equipamento desportivo, ou entre partes do corpo, como virilhas, axilas ou coxas. Em treinos ou provas mais longas podem causar desconforto durante a corrida ou ainda aparecerem mais tarde, sendo que podem resultar também da irritação causada pela humidade do suor na roupa.

Como evitar queimaduras durante uma corrida/caminhada?

  1. Colocar sempre protetor solar no corpo todo, reforçando as zonas que estarão mais expostas ao sol (antes de sair de casa). Reforçar a proteção solar no rosto.
  2. Apostar em roupa e calções confortáveis.
  3. Aplicar vaselina ou um creme hidratante nas zonas de fricção, pelo que pode ajudar a evitar essas irritações. Quando estas irritações aparecem podem causar algum ardor à pele, pelo que é fundamental refrescar e secar bem, sem friccionar.
  4. Depois da corrida/caminhada deve colocar uma boa camada de creme hidratante.