Como evitar queimaduras da pele durante a corrida

As queimaduras solares, ou assaduras no corpo, que resultam de uma corrida ao sol podem ser dolorosas e causar danos irreversíveis à nossa pele, especialmente na época de verão. É importante saber como evitar estas irritações da pele e as formas de as tratar devidamente.

Na maior parte das vezes estas queimaduras acontecem devido ao atrito entre a pele e o equipamento desportivo, ou entre partes do corpo, como virilhas, axilas ou coxas. Em treinos ou provas mais longas podem causar desconforto durante a corrida ou ainda aparecerem mais tarde, e podem resultar também da irritação causada pela humidade do suor na roupa. Colocar sempre protetor solar nas zonas do corpo expostas ao sol, antes da corrida é o ideal.

Apostar em equipamentos confortáveis é crucial. Aplicar vaselina ou um creme hidratante nas zonas de fricção pode ajudar a evitar essas irritações. Quando estas irritações aparecem podem causar algum ardor à pele, pelo que é fundamental refrescar e secar bem sem friccionar. Colocar depois uma boa camada de creme hidratante.