Iniciação à corrida

Apesar de representar, à primeira vista, uma modalidade desportiva que aparenta ser demasiado exigente e extenuante, é incrível como cresce de dia para dia o número de entusiastas da corrida, quer em estrada, quer nos trilhos.

A iniciação à corrida é por si só uma conquista muito interessante. A maior parte dos praticantes, sempre teve a noção que correr é demasiado exigente e que correr 10 ou mais quilómetros representaria um desafio enorme aos olhos de um comum sedentário.

Contudo, a partir do momento em que tomamos a decisão e cumprimos o primeiro treino, a solo ou junto de um grupo de conhecidos já estamos a um escasso passo de conseguir entrar para esse fantástico “mundo” desta atividade desportiva. Isto porque, após o impacto físico e desgaste da primeira sessão, ficamos sempre com o “objetivo” de procurar repetir para verificar se (tal como apregoam) após algumas sessões de corrida, começamos a sentir desde logo uma pequena evolução e cada vez menos aquele impacto muscular desconfortável nos dias que se seguem ao primeiro treino.

A corrida é uma modalidade que possibilita uma multitude de sensações e prazeres, visto que, apesar de ser uma atividade desgastante e desafiante, pequenas conquistas em determinados períodos de grande esforço, geram uma sensação de superação e de felicidade ímpares, que contribuem quer para a nossa organização pessoal como profissional. Isto, pois além da sensação de conquista que em determinadas situações alcançamos, possibilita ao longo dos vários treinos e provas, a libertação do stress cada vez maior que se entranha em nós neste quotidiano, cada vez nos absorve mais energia e empenhamento pessoal e profissional.

Além da vantagem de praticar desporto e de contribuir para melhoria da saúde e bem-estar, a corrida ajuda a criar importantes laços através da partilha de emoções e interajuda ao longo dos diferentes desafios superados juntos de parceiros desconhecidos, que de repente se transformam em interessantes pilares de amizade que acabam por perdurar no tempo, nos treinos, nas provas.

Vamos correr?