5.7 Crossfit

Quando pisamos a box do 5.7 Crossfit, em Guimarães, já a música acompanhava o ritmo da corda a bater incessantemente no chão. O relógio estava atrasado cinco minutos propositadamente, como que convidando os atletas a esquecer o mundo lá fora e a orientarem-se pelo bater dos minutos daquela box. Quem nos recebe é Marcos Costa Pinto, o professor por vocação – como se intitula -, que em dezembro de 2015, juntamente com a sua irmã, deram vida à primeira box afiliada de crossfit em Guimarães. “Estive ligado à área do Alto Rendimento durante muitos anos, tinha um emprego estável em Gestão Desportiva numa Câmara Municipal, mas sempre tive a ideia de abrir um espaço direcionado para elites, para atletas… e daí nasceu o gosto pelo crossfit”, explica Marcos.

Com uma equipa de seis treinadores direcionados para as aulas de crossfit, mobilidade ou até ioga, o 5.7 Crossfit tem como grito de guerra a filosofia de que o crossfit é para todos. “Quem não conhece a essência da modalidade, chega até nós com as imagens daquilo que buscam na internet, que normalmente são sempre grandes campeões, atletas injetados até. Ora, eu costumo dizer que nós aqui somos todos pequenos e inteligentes”, afirma, risonho, Marcos, acrescentando ainda: “A base do crossfit são exercícios funcionais: sentar, levantar, empurrar, correr, andar de quatro… Desde que a pessoa não tenha qualquer problema funcional – e se tiver nós adaptamos o treino de acordo com as necessidades -, consegue adaptar-se ao treino de crossfit. É sempre uma atividade exigente, mas com a melhor qualidade de informação dada pelos nossos coaches, o crossfit adapta-se a toda a gente!”. Ainda não está convencido? Quer um exemplo? O Marcos dá: “A minha mãe tem 70 anos e faz crossfit adaptado. Vem cá três vezes por semana. Também temos aulas para miúdos, dos quatro aos 12 anos. É engraçado ver a felicidade deles quando percebem que conseguem fazer a mesma atividade que os pais”, conta.

Destacando a importância de saber o estilo de vida dos atletas que os procuram, procedendo a avaliações nutricionais, a box do 5.7 Crossfit integra ainda um gabinete de apoio orientado por nutricionistas, osteopata e até terapias relacionadas com a acupunctura. “O nosso objetivo é sempre dar o máximo de qualidade informativa à pessoa que nos procura. É também por isso que temos sempre dois ou três treinadores por aulas, essencialmente para corrigir movimentos”, assegura Marcos.

Com cerca de 150 atletas e aulas de crossfit limitadas a 12 vagas para manter “a energia humana e a entreajuda entre a comunidade”, o 5.7 Crossfit tem um horário de funcionamento de segunda a sexta das 7h às 22h (e sábados das 10h às 16h).