Conheça os benefícios da fruta da época: o dióspiro

Sabia que o dióspiro é uma fruta com elevadas propriedades nutricionais? Entre vários benefícios, destaca-se o facto de ser rico em vitaminas, proteínas, cálcio e ferro. A melhor altura para os consumir é quando estão ainda maduros.

Conheça os seus benefícios:

Aliado a uma dieta equilibrada

É um fruto aconselhado para quem procura emagrecer ou perder peso, por se tratar de um alimento rico em fibras e, essencialmente, em baixas calorias. Permite uma sensação de maior saciedade evitando que consuma alimentos processados ou com alto teor em açúcares. Por cada 100g este fruto possui 3,6g de fibra, que corresponde a 9,5% da dose diária recomendada.

Poder anti-inflamatório 

Devido ao alto teor em vitamina A, betacarotena, luteína e licopeno, esses nutrientes têm a capacidade de prevenir e tratar o organismo contra o envelhecimento da pele e outros processos patológicos, como é o caso do cancro da próstata e do intestino, contribuindo, ainda, para o seu bom funcionamento.

Saúde ocular e cuidado da pele

Graças à presença de vitamina A e vitaminas do complexo B, torna-se um fruto que contribui para os cuidados da pele e, ainda, atua na saúde da visão.

O dióspiro mais alaranjado e mais duro é uma ótima opção para juntar aos seus lanches saudáveis.

Como consumir:

O dióspiro consegue ser um fruto bastante versátil, uma vez que aparece em duas formas muito diferentes: uma muito semelhante à maça, mais dura, e outra em que o dióspiro é mais mole e doce. Desta forma, pode ser consumido naturalmente ou ser utilizado em vários pratos e sobremesas.