Conheça os benefícios da fruta da época: o dióspiro

A fruta outonal que mais discordância é capaz de gerar: ou se gosta ou não, sem meios termos ou gostos intermédios. Na verdade, é um fruto com elevadas propriedades nutricionais, destacando-se o facto de conter uma elevada quantidade de água e um nível baixo de calorias. O dióspiro tem aproximadamente cerca de 70 calorias por cada 100gr e é rico em vitaminas, proteínas, cálcio e ferro. O facto de ter um sabor adstringente – acontece quando um alimento tem uma elevada quantidade de tanino – pode deixar uma sensação na boca que muitos poderão não suportar. A melhor altura para os consumir é quando estão ainda maduros.

Conheça os seus benefícios tanto na alimentação como em resposta aos cuidados que o organismo necessita.

Aliado a uma dieta equilibrada

É um fruto aconselhado para quem procura emagrecer ou perder peso, por se tratar de um alimento rico em fibras e, essencialmente, em baixas calorias. Permite uma sensação de maior saciedade evitando que consuma alimentos processados ou com alto teor em açúcares. Por cada 100g este fruto possui 3,6g de fibra, que corresponde a 9,5% da dose diária recomendada.

Poder anti-inflamatório 

Devido ao alto teor em vitamina A, betacarotena, luteína e licopeno, esses nutrientes têm a capacidade de prevenir e tratar o organismo contra o envelhecimento da pele e outros processos patológicos, como é o caso do cancro da próstata e do intestino, contribuindo, ainda, para o seu bom funcionamento.

Saúde ocular e cuidado da pele

Graças à presença de vitamina A e vitaminas do complexo B, torna-se um fruto que contribui para os cuidados da pele e, ainda, atua na saúde da visão.

O dióspiro mais alaranjado e mais duro é uma ótima opção para juntar aos seus lanches saudáveis.

Como consumir:

O dióspiro consegue ser um fruto bastante versátil, uma vez que aparece em duas formas muito diferentes: uma muito semelhante à maça, mais dura, e outra em que o dióspiro é mais mole e doce. Desta forma, pode ser consumido naturalmente ou ser utilizado em vários pratos e sobremesas.