Ricardo Alves: “Os resultados surgem quando existe um perfeito equilíbrio entre o treino, a alimentação e o descanso”

Personal trainer no Fitness Hut de Guimarães, Ricardo Alves é um jovem entusiasta do mundo do fitness. Encara a sua profissão como um motor de arranque para uma vida mais saudável e ativa, assim como mantém o foco em ajudar outras pessoas a atingir com sucesso os seus objetivos. Movido pelo rigor, profissionalismo e excelência, Ricardo procura ser uma motivação, partilhar os seus métodos e atingir as suas ambições.

Como é que começa o teu percurso no mundo do desporto? Sempre foi uma área que te interessou?

Começa de forma “oficial” quando aos nove anos ingressei numa equipa de futebol chamada Os Fintas, na Póvoa de Lanhoso. A minha grande paixão era o futebol e continuei a jogar de forma federada até aos 17 anos.

O que é te motivou a ser personal trainer?

O gosto pelo universo do fitness, pela prática de exercício físico em contexto de ginásio e o interesse em aprender como ajudar pessoas a tornarem-se mais aptas fisicamente.

Quais são os teus princípios e objetivos nesta profissão? O que é que esperas proporcionar a quem te procura para ter uma vida mais ativa e hábitos mais saudáveis? Que ajuda procuras dar?

Os meus princípios regem-se fundamentalmente por tentar prestar o melhor serviço possível aos meus alunos. Isso será sempre o mais importante para mim. É isso que pretendo proporcionar: uma experiência World Class em quem em mim confia. Ajudo os meus alunos, prescrevendo as sessões de treino com base naquilo que acredito ser o melhor para a pessoa e criando com o aluno um compromisso. Trabalho sempre no sentido de nunca deixar o aluno sozinho nesta caminhada.

Treinar não é tudo, assim como a motivação também é muito importante. Qual é, para ti, a chave para conseguir um resultado eficaz?

Os resultados surgem quando existe um perfeito equilíbrio entre o treino, a alimentação e o descanso. Vejo o serviço de personal trainer como um elo entre estes três grandes pilares.

Como é que funciona o serviço de aconselhamento inicial e o treino personalizado? O que é que distingue cada um dos serviços e o que é que proporcionam?

O Serviço de Aconselhamento Inicial é o momento a partir do qual o sócio passa a estar orientado no ginásio. É feita uma anamnese para conhecer o histórico de prática desportiva do sócio e para conhecer as suas eventuais limitações; medições de perímetros corporais e tensões arteriais; pesagem de bioimpedância; teste de força e flexibilidade e avaliação postural. Em conformidade com o seu comportamento durante a avaliação e com os seus objetivos e necessidades, é traçado um plano de treino ao sócio. O serviço de PT difere-se da Sessão de Aconselhamento Inicial por me permitir ter um contacto semanal com o sócio, dando-lhe entre uma a cinco sessões de treino semanais. É um serviço de excelência dentro do ginásio e é garantia de resultados e segurança durante o treino.

O que é que consideras que poderá distinguir o teu método de trabalho nesta área? Em que aspetos procuras ser diferente e melhor?

O meu enorme profissionalismo e atenção aos detalhes. Vivo para a profissão, sou verdadeiramente feliz a fazer o que faço e acredito ser capaz de passar essa paixão para os meus alunos. Acredito que também consigo criar junto deles um sentimento de compromisso para com a concretização dos objetivos deles.

Podemos conhecer um pouco dos teus hábitos? Sempre praticaste desporto? Já praticaste alguma modalidade? Há alguma modalidade que te interessa mais?

Sim, sempre pratiquei desporto e atividade física no geral, desde que me lembro. O futebol foi sempre a minha paixão. Já o fitness surgiu por volta dos 15 anos e posso dizer que hoje é a minha “modalidade” de eleição.

Mesmo trabalhando num ginásio, há tempo para treinar a título pessoal? Quantas vezes treinas por semana e qual é a tua rotina?

Sim, há tempo para treinar a título pessoal. Tem de haver. Encaro o meu treino como um momento de trabalho também, o qual não posso descurar. Procuro treinar todos os dias, de segunda a sexta. Em traços gerais, tento treinar duas vezes por semana os meus membros inferiores e duas vezes por semana tronco e membros superiores. Geralmente à quarta-feira, faço um treino mais ao estilo do Crossfit.

Tens algum cuidado especial com a alimentação? Consideras que a alimentação saudável é fundamental para conseguir qualquer resultado?

Sim, tenho cuidados com a alimentação e estou a procurar melhorar neste sentido. É fundamental termos cuidado com o que comemos se quisermos atingir os nossos objetivos. Muitas vezes o nosso corpo é um espelho daquilo que comemos.

Quais são os teus objetivos para o futuro?

Vir a ser uma referência de treino personalizado em Portugal. Coordenar um grupo grande de outros personal trainers também é um objetivo meu.

Conheça o trabalho de Ricardo Alves aqui.