Treinar com fitball: conheça os vários benefícios

Seja em casa ou no ginásio, os acessórios de desporto são uma excelente forma de tonificar o corpo. Já aqui falamos de vários e hoje queremos destacar um acessório que é, provavelmente, dos mais básicos, mas dos mais potentes. Não escapa a nenhum estúdio de treino e até no cantinho da sala podemos ter um. Podemos executar inúmeros exercícios diferentes, sejam estáticos ou dinâmicos, e potenciar ainda mais o nosso treino com este acessório.

Sabe de qual estamos a falar? É esse mesmo: fitball. Se nunca experimentou recorrer a esta bola para treinar, fizemos uma seleção dos vários benefícios que a mesma pode trazer ao seu treino. Descubra!

A fitball é utilizada por imensos desportistas profissionais de diversas modalidades, além de ser muito usada por ginásios, por quem gosta de treinar em casa e até por fisioterapeutas, sendo um excelente acessório para tratar lesões.

Benefícios de treinar com a fitball

Treino completo

Dos exercícios mais estáticos aos mais dinâmicos, podemos garantir um treino completo usando apenas a fitball, tornando-se num acessório mais seguro e muito eficaz. O tipo de treino mais recorrente encontra-se na categoria de slow gym, quer isto dizer, um treino físico mais suave, permitindo trabalhar, na mesma, o corpo todo. Ainda assim, também é possível garantir um treino mais intenso e duto usando a fitball, uma vez que permite tonificar diferentes grupos musculares em simultâneo.

Melhora o equilíbrio

Exercícios com a fitball são uma excelente forma de melhorar o nosso equilíbrio, postura, flexibilidade e coordenação, trabalhando ainda as articulações, prevenindo o aparecimento de lesões.

Ideal para fortalecer o core

Para quem procura exercícios que possam tonifica a zona do core, esta poderá ser uma excelente forma. Os exercícios com a fitball têm tendência a incidir mais em zonas como o abdominal, os glúteos e os oblíquos, fortalecendo também toda a coluna – melhorando e corrigindo a postura.

Tratar de dores lombares

A fitball pode ser um acessório excelente no tratamento de lesões ou dores musculares, nomeadamente lombares ou cervicais.

Relaxar e descomprimir

Durante os exercícios, a fitball ajuda o corpo a relaxar, ao passo que ativa a circulação e alivia os possíveis pontos de maior tensão. É um ótimo aliado para descomprimir a tensão acumulada e alongar no final do treino.

Alguns exercícios para treinar com a fitball: