O Dia Mundial da Obesidade passa a ser assinalado a 4 de março

Até à data, o Dia Mundial da Obesidade era assinalado a 11 de outubro, sendo que, a partir deste ano, este dia antecede-se no calendário e passa a ser comemorado a 4 de março.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) classifica a obesidade como “uma doença crónica e de origem multifatorial”. Uma alimentação desequilibrada, a reduzida prática de atividade física ou estilos de vida pouco saudáveis são alguns dos fatores que contribuem para a prevalência desta doença, tanto em Portugal como no resto do Mundo. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é definida como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode atingir graus capazes de afetar a saúde”, pode ler-se aqui. Conforme a informação partilhada pela DGS, a seguir ao tabagismo, a obesidade é considerada a segunda causa de morte passível de prevenção.

Hábitos que promovem a obesidade:

  1. Consumo de hortofrutícolas insuficiente;
  2. Baixa adesão à dieta mediterrânica;
  3. Consumo de refrigerantes ou bebidas com altos níveis de açúcar na sua composição;
  4. Quantidades consideravelmente altas de sal nas refeições
  5. Pouca prática de atividade física;

Benefícios de uma perda de peso controlada e equilibrada:

  1. Melhoria da saúde em geral;
  2. Melhoria da qualidade de vida;
  3. Prevenção do aparecimento de determinadas patologias;
  4. Melhoria das doenças crónicas associadas, como a Diabetes;
  5. Diminuição da tensão arterial e dos processos de hipercoagulação;
  6. Aumento do controlo glicémico em portadores da Diabetes Tipo 2;
  7. Melhoria dos estados de ansiedade, depressão, stress e baixa autoestima.

Dia Mundial da Obesidade:

Segundo informações divulgadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o tema para a campanha de promoção deste dia em 2020 foi proposto pela World Obesity Federation e sugere o seguinte mote: “The Roots of Obesity Run Deep – Together we can create a healthier future”, promovendo a importância de implementar abordagens integradas para a prevenção e o tratamento da obesidade. Apelando à responsabilidade coletiva, são criadas estratégias no intuito de fazer face a este problema.

O foco desta abordagem passa por apostar na forte prevenção, implementando políticas de saúde pública, destacando a importância da identificação precoce e da intervenção a tempo.

Imagem©Nutrimento.pt

Já ouviu falar do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS)?

Desde 2012 que o PNPAS é considerado um programa nacional de saúde prioritário, criado com o intuito de implementar políticas e estratégias que contribuam eficazmente para a promoção de saúde, principalmente ao nível da alimentação saudável. Desta forma, a missão do PNPAS procura “permitir disponibilizar alimentos promotores de saúde e bem-estar a toda a população”, tornando a sociedade mais informada acerca das necessidades nutricionais favoráveis a um estilo de vida mais saudável, assim como estarem capacitados para escolherem os alimentos mais benéficos e conscientes.

Os hábitos alimentares são um dos principais motivos para a considerada perda de anos de vida saudável. Neste sentido, falamos da ingestão insuficiente de leguminosas, hortícolas, fruta, frutos oleaginosos ou de cerais integrais, contribuindo para uma rotina alimentar que não é capaz de satisfazer as nossas necessidades diárias. Uma alimentação saudável pressupõe, necessariamente, uma rotina completa, variada e equilibrada, garantindo a anergia necessária à nossa vitalidade. Deve, por isso, incluir alimentos ricos em fibra, vitaminas e sais minerais essenciais, privilegiando: as hortícolas, as leguminosas, a fruta e os cereais.

Quantidades de calorias necessárias por dia:

A proteína, as gorduras e os hidratos de carbono são nutrientes essenciais para fornecer ao organismo a energia de que este necessita. Os valores médios de energia aconselhados variam entre as 1800 e as 2500 calorias, no caso dos adultos e dependendo sempre dos estilos de vida de cada um – principalmente no gasto calórico em atividade física.

Nas mulheres, os valores variam entre as 1500 e as 1800 calorias, enquanto que nos homens estes valores podem alternar entre as 2000 e as 2500 calorias.

Uma rotina alimentar equilibrada, saudável e consciente, que satisfaça as nossas necessidades nutricionais e energéticas é fundamental para que consigamos manter uma vida melhor, aliando também a uma prática regular de exercício físico.