Dicas para compensar os excessos das férias

As férias são conhecidas por serem uma altura de tentações, onde nos famosos “comes e bebes” muitas vezes é inevitável ganhar aquele quilo a mais. A pensar em como o regresso à rotina pode ser difícil, a Maria do Pomar, em parceria com a nutricionista Mafalda Almeida, partilha dicas para compensar os excessos das férias e voltar ao trabalho e às rotinas saudáveis da melhor forma.

Para a nutricionista: “É importante não esquecer que ‘no meio é que está a virtude’ e que, por isso, o equilíbrio é fundamental para sermos felizes. Ao falar de comportamento alimentar, é necessário ter em conta que a saúde passa por um equilíbrio do corpo juntamente com a mente e, portanto, restrições alimentares excessivas são comportamentos que levam ao desequilíbrio, devendo ser evitadas. Como tal, no regresso à rotina deve-se ter em atenção a promoção da saúde física e também psicológica para manter o bem-estar”.

Aumentar o consumo de frutas e verduras: cinco peças diárias é o recomendado para assegurar que o corpo tem as vitaminas, minerais e água essenciais ao seu bom funcionamento. Também é importante optar por consumir mais alimentos ricos em fibras, como por exemplo o kiwi ou a manga, fundamentais para a promoção do bom funcionamento do trânsito intestinal.

Aumentar o consumo de água: a maior parte dos resíduos metabólicos são excretados através da urina, logo quanto mais água ingerir, mais fácil será a eliminação de toxinas provocadas pelos excessos cometidos nas férias. Além de que, ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar calorias. Dois litros de água por dia é o recomendado.

Reduzir o açúcar, o sal e as gorduras: é fundamental reduzir o consumo de alimentos com excesso de gorduras saturadas, eliminar o consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas que tenham feito parte das férias, bem como diminuir o consumo de carboidratos refinados, como é o caso das farinhas brancas, que muitas vezes fazem parte da alimentação das férias.

Optar por uma refeição leve ao jantar: o organismo não necessita de tantas calorias e alimento por razões hormonais, pelo que optar por uma refeição leve e de fácil digestão pode ser uma ajuda para regressar à rotina saudável e poupar tempo depois de um dia de trabalho.

Aumentar a prática da atividade física: pé importante voltar ao exercício físico, enquanto um auxiliar na drenagem, evitando as tão famosas retenções de líquidos. Ajuda também a controlar o apetite e a gastar as calorias que foram ingeridas. E o mais importante: promove a saúde do corpo, mas também da mente.

Este artigo foi escrito pela nutricionista Mafalda Almeida, em parceria com a Maria do Pomar.