Filipa Martins e o caminho brilhante até Tóquio

Durante as últimas semanas, Filipa Martins esteve nas bocas do mundo e pelas melhores razões. A caminho dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a ginasta portuguesa fez história nos Campeonatos da Europa: a sua brilhante prestação levou à inclusão de um novo elemento, totalmente criado pela atleta, no Código de Pontuação. Chama-se Martins – em sua honra – e trata-se de um hindorff ½, um gesto técnico que a mesma projetou para apresentar nas paralelas assimétricas.

Fotografias ©D.R.

No Campeonato de Europa, que decorreu na Suíça, a atleta portuense alcançou um prestigiado 11º. lugar na final All-Around e um reconhecido 8º. lugar na final de Paralelas Assimétricas.

Natural do Porto, Filipa Martins integra esta modalidade desde muito nova, mantendo desde então um percurso de sucesso e prestígio que tem elevado o seu nome para fora do país. A competir pelo Acro Clube da Maia, Filipa Martins frequenta ainda o curso de Ciências do Desporto, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Com os olhos postos em Tóquio, Filipa Martins é a ginasta portuguesa com a melhor classificação olímpica e a única atleta a representar o país na modalidade de ginástica artística feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio, como já aconteceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 – em que a atleta terminou em 37º. lugar na classificação geral individual feminina e foi líder mundial na classificação de paralelas assimétricas. Ainda no Rio, conseguiu a mais alta classificação de sempre para uma atleta portuguesa na prova. Filipa garantiu o seu lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio após uma brilhante prestação no Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2019.

De recordar que a edição de 2021 dos Jogos Olímpicos decorre de 23 de julho a 8 de agosto