A importância da prática desportiva para as crianças

A prática de atividade física promove uma série de benefícios para as crianças. Desde melhorias cognitivas à capacidade motora, o desporto regular deve ser uma prioridade na vida dos mais novos. Aliando sempre à idade da criança e à sua resistência física, há uma série de exercícios possíveis e capazes de melhorar (em muito) o dia a dia.

Mais saúde

A prática regular de exercício físico promove inúmeros benefícios à saúde, quer física como mental. Desde a prevenção da obesidade infantil e de outras tantas doenças cardiovasculares, o desporto promove ainda o fortalecimento dos músculos, ossos e articulações.  É uma forma de manter um peso corporal saudável, contribuindo até para uma postura mais adequada e correta. Além disso, o desporto promove uma maior sensação de bem-estar, deixando as crianças mais tranquilas.

Mais disciplina

O desporto tem a vantagem de garantir uma série de benefícios ao nível psicomotor das crianças, promovendo, entre vários aspetos, a socialização, através de atividades de grupo. Modalidades como artes marciais, futebol, voleibol, atletismo, ballet, ténis ou até natação são boas atividades desportivas para promover a disciplina, a cooperação e a entreajuda – pilares essenciais na vida.

Mais bem-estar e menos ansiedade

A prática desportiva promove, como já referido, uma série de benefícios ao nível da saúde mental. O desporto tem a capacidade de ajudar as crianças a desacelerar o ritmo agitado, permitindo que se sintam mais tranquilas e menos ansiosas. Atividades com regras são uma excelente forma de aprenderem a lidar com diversas situações, mais ou menos vulneráveis, sabendo como controlar sintomas de ansiedade ou contestação. É por isso, importante, a prática acompanhada por um treinador ou profissional da área, que certamente irá auxiliar a integração das crianças num grupo e a sua predisposição para saberem lidar com as mais variadas situações.

Mais autoestima

Da mesma forma que promove uma maior sensação de bem-estar, felicidade e tranquilidade, o desporto tem também a capacidade de aumentar a autoestima das crianças, sendo um excelente instrumento de valorização e reconhecimento pessoal. Esta melhoria da autoestima acaba por se revelar benéfica em tantas outras situações do dia a dia da criança, nomeadamente na melhoria do aproveitamento escolar, da atenção, da memória e do desenvolvimento cognitivo.