Gelados à base de fruta para preparar em casa

Nesta que é a altura mais quente do ano, despertam-se novas vontades e a alimentação tende a menosprezar alguns cuidados. Mas com algum equilíbrio é possível manter uma rotina saudável durante o verão, seja em casa ou fora dela. Para quem não dispensa um gelado no final da refeição ou a meio do dia, seja como sobremesa/lanche ou apenas para refrescar, partilhamos algumas ideias de sorvetes caseiros à base de fruta e água que pode facilmente preparar em casa e ter sempre à disposição.

Além de serem opções muito mais saudáveis, pode também ser uma boa forma para reaproveitar fruta que se possa rapidamente estragar, devido ao calor. Rápidos e igualmente saciantes, estes gelados sabem bem a qualquer hora do dia. Conheça as nossas sugestões e recrie as suas próprias combinações caseiras.

Nota: sempre que possível, opte por congelar a fruta que já tem casa ao invés de a comprar já congelada, uma vez que pode conter açúcares adicionados.

Gelado de frutos vermelhos: 

Comece por congelar alguns morangos e uma mão cheia de frutos vermelhos (framboesas, mirtilos e/ou amoras). Assim que congelados, coloque tudo numa liquidificadora e adicione um pouco de água para facilitar a trituração. Assim que ficar tudo homogéneo, verta para umas formas próprias em silicone (próprias para gelados) e volte a levar ao congelador por mais umas horas. E está pronto!

Gelado de maçã:

Comece por cortar e cozer três/quatro maçãs (sem casca) com mel e/ou canela. Guarde a água de cozedura e leve as maçãs ao congelador. De seguida, verta as maçãs congeladas na liquidificadora, juntamente com a água da cozedura. Pode ainda adicionar iogurte e/ou bebida vegetal a gosto. Triture tudo, verta para umas formas próprias e leve novamente ao congelador por umas horas.

O processo é sempre o mesmo, por isso pode variar na escolha das frutas. Pode, ainda, adicionar leite, bebida vegetal, iogurte ou manteiga de amendoim e como cobertura usar coco, por exemplo.

Outras sugestões:

2 mãos de morangos + duas/três banana (corte previamente as bananas em pequenos pedaços antes de as congelar)

1 manga + 3 pêssegos (a fruta deve ser congelada já em pedaços pequenos)

1 abacate + 1 manga (madura)

2 bananas + 1 manga (madura)