O Serra da Estrela Riders Challenge está de volta

O Serra da Estrela Riders Challenge 2021 começou a 4 de setembro e prolonga-se até 5 de outubro. À semelhança do formato da sua primeira edição, o evento desportivo tem por base três percursos desenhados nas estradas que servem as vertentes do maciço central da Serra da Estrela. A inscrição prévia é necessário, sendo a participação gratuita.

Trata-se de um desafio de ciclismo de estrada destinado a praticantes amadores, onde os atletas são desafiados a cumprir três percursos previamente desenhados nas vertentes que rodeiam o maciço central da Serra da Estrela. Ao invés dos tradicionais eventos de ciclismo, em que as provas acontecem num determinado dia e hora, o Serra da Estrela Riders Challenge 2021 possibilita uma janela de tempo de aproximadamente um mês para alcançarem o seu objetivo. Desta forma, os participantes conseguem escolher o(s) dia(s) e a hora mais convenientes para cumprirem o objetivo.

Imagens ©D.R.

Como é habitual, cada edição conta com algumas novidades. Este ano, foram pensados novos traçados para os percursos, levando os participantes a conhecer novos cenários e paisagens da Serra da Estrela. Tal como no ano passado, foram tidos em conta alguns critérios no planeamento das três etapas, incluindo a visita a pontos e paisagens mais icónicas da Serra da Estrela, a passagem em aglomerados populacionais de modo a potenciar a interação com os agentes locais, destacando ainda a ponderação no nível de dificuldade. O objetivo passa por abranger um leque mais alargado de praticantes de ciclismo.

A sinalização dos percursos, o registo dos dados e a validação dos objetivos conquistados, assim como a performance dos atletas, devem ser registados através de dispositivos eletrónicos e plataformas digitais desenvolvidos para o efeito. A gestão da comunicação e verificação dos dados é feita pela organização evento, que está a cargo de uma equipa que agrega elementos da Ultra Spirit Sports e do Clube Chronos.

Ainda que as componentes de superação e de descoberta sejam os condimentos principais de atração dos ciclistas amadores, no conceito Riders Challenge está também presente a componente competitiva, através do registo do tempo que demoram a completar os percursos e da cronometragem de segmentos identificados em cada um deles. De salientar que os traçados incluem algumas das subidas mais icónicas da Serra da Estrela.

O evento surge como ferramenta na ativação do território e no seu posicionamento, enquanto destino de referência para o Turismo Desportivo, em especial para a modalidade de ciclismo. Depois de uma edição de sucesso, na qual se contabilizaram cerca de 300 inscritos, o Serra da Estrela Riders Challenge promete mais uma versão surpreendente.