Fidu: a nova marca portuguesa de alimentos inclusivos

A Fidu é a nova marca portuguesa especialista em Alimentos Inclusivos. O projeto nasce em 2019 com a intenção de apresentar preparados para pequeno-almoço práticos e saudáveis, atendendo às necessidades dos consumidores que se preocupam em fazer escolhas saudáveis e procuram soluções fáceis e convenientes.

As Papas Fidu sem aveia são os novos preparados para pequenos-almoços nutritivos, feitos com ingredientes naturais e biológicos, sem açúcares adicionais e naturalmente ricos em fibras, vitaminas e minerais. Trata-se de uma alternativa saudável e rápida ara iniciar o dia sem preocupações. As papas ao estilo porridge não contêm aveia, sendo utilizados flocos de quinoa e teff.

Considerando que 5% dos celíacos não toleram aveia, mesmo que isenta de glúten, devido à proteína avenina, a marca não dispõe qualquer topo de aveia nos produtos. Os produtos não dispõem também de frutos de casca rija nem amendoim, desenvolvidos a pensar em todas as pessoas que têm cuidado com a sua alimentação, seja por bem-estar e/ou ética. As papas são isentas dos 14 principais alergénios e sem vestígios, aptas para a maioria das alergias e tolerâncias alimentares, ideais para quem segue uma alimentação de base vegetal, seja vegetariana, vegana ou flexitariana. Os produtos são perfeitos para quem procura ter cuidado com a sua alimentação, mas tem pouco tempo para se dedicar à sua preparação.

As papas estão disponíveis em dois sabores, numa edição limitada: fruta e sementes e cacau. Não contêm aditivos nem açúcar, sendo isentas de glúten e produzidas a partir de ingredientes biológicos, como flocos de quinoa e teff, fruta desidratada e sementes. Para a preparação das papas, basta adicionar bebida vegetal e aquecer, estando prontas em apenas um minuto. Como acompanhamento, a marca sugere adição de fruta, iogurte ou ingredientes a gosto.

“Com o aumento dos casos de alergias e intolerâncias alimentares, a procura por alimentos free from tem vindo a crescer. Alimentos como o ovo, leite, trigo, frutos de casca rija, comuns na nossa alimentação diária, estão entre os 14 principais alergénios de declaração obrigatória na rotulagem de alimentos comercializados na União Europeia. Estes 14 englobam mais de 90% dos casos de alergia alimentar”, refere a marca em comunicado. A Fidu é pioneira em Portugal na Alimentação Inclusiva, criada pela mãe de um alergénio que usou os seus conhecimentos em Engenharia de Alimentação e Nutrição para criar soluções práticas e seguras para toda a família que lidam (ou não) com restrições alimentares.

Os produtos podem ser consumidos por qualquer pessoa que procure soluções saudáveis, práticas e nutritivas (feitas a partir de ingredientes naturais e sem aditivos artificiais) para a primeira refeição do dia. Os produtos estão à venda na loja online e em lojas selecionadas, de norte a sul do país.