Corrida Fim da Europa regressa à Serra de Sintra

A Corrida Fim da Europa regressa a 29 de janeiro! Como é habitual, a prova percorre uma das paisagens mais encantadores de Portugal: a vila de Sintra (Património Mundial da UNESCO). Há mais de 30 anos que o evento recebe atletas e amadores de todo o mundo que desafiam o misticismo da Serra da Sintra, numa distância total de mais de 16.945 metros, quer pela dureza da prova, pelo percurso desafiante ou pelas condições climatéricas que se fazem sentir no início do ano.

“Dificilmente haverá prova mais bonita” continua a ser o mote da Corrida Fim da Europa, cujas particularidades conferiram um lugar de destaque entre as dez primeiras provas distinguidas pelo World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas mundiais.

Fotografias ©João Calado e ©Lourenço Martins

Prova

A prova arranca às 10h00, no dia 29 de janeiro de 2023.

Com partida em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, o percurso segue caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, serpenteando a Serra de Sintra, entre curva e contracurva os primeiros 4 quilómetros são sempre a subir. Entre o quilómetro 4 e 10 o percurso é oscilante entre subidas e descidas sem grande dificuldade. Chegando ao quilometro 10 está o que se pode designar por “muro” ou “parede”, em que, rodeado de imponentes árvores, o percurso é sempre a subir ao longo de um quilometro, que na sua fase final da subida atinge os 15% de inclinação.

A última parte da corrida é sempre a descer ao longo de 6 km, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico, que serve de anfiteatro da meta colocada mesmo em cima das arribas e junto ao Farol do Cabo da Roca, o local mais ocidental do continente Europeu.

A edição do ano assado reuniu mais de 30 nacionalidades.

As inscrições abrem brevemente.