Trails: o porquê de toda a gente os praticar (e adorar)

São as chamadas corridas de montanha ou Trail Runnings. Tentamos perceber o porquê de tanta gente praticar e adorar esta modalidade, tão desafiante e exigente, e descobrimos que o motivo é muito simples: além de permitem uma maior dinâmica do que as típicas corridas no asfalto, promove inúmeros benefícios a quem os pratica.

Este artigo é parte integrante da edição em pocket book, disponível aqui.

Benefícios dos Trails:

Melhora a resistência

Os trails são difíceis, dada a exigência dos pavimentos irregulares. Promove o aumento das capacidades atléticas e uma tonicidade maior do que nas corridas em asfalto.

Melhora a técnica e performance atlética

O facto de exigir correr sobre superfícies irregulares leva a que o pé se adapte facilmente ao movimento, encurtando e acelerando os passos, assim como o perfeito apoio do pé, garantindo uma melhor performance em outras atividades físicas.

Relaxa a mente

O facto de levar os corredores para o meio da natureza e longe dos centros urbanos, com paisagens únicas e ambientes mais relaxantes, permite aproveitar mais e relaxar a mente enquanto corre.

Permite respirar melhor

Ao passo que nos afastamos da poluição das cidades, no meio da natureza temos a vantagem de respirar melhor, beneficiando o organismo, dada a abundância de árvores e vegetação. Respiramos apenas ar purificado e rico em oxigénio.

Dicas para aguentar um trail até ao fim

  1. Preparação física: Aproveite para fazer algumas corridas, diariamente, durante uma/duas semanas antes da prova, para que o seu corpo possa aguentar eficazmente o desafio.
  2. Avaliação física: É importante conhecer o seu estado de saúde, para que possa certificar se o corpo e, mais importante, o coração está apto para esse esforço.
  3. Definir objetivos alcançáveis: Comece por trails mais curtos e vá aumentando com a prática. Assim que se começa a superar, ganhará mais motivação para continuar.

Continue a ler aqui. Pode descarregar gratuitamente a versão digital do pocket book ou encontrar-nos nas bancas, juntamente com a Revista RUA.