Conheça as tendências atuais no mundo fit

Em altura de regresso às rotinas, fazemos um balanço das tendências atuais que marcam o mundo fitness. Algumas existem há mais tempo, mas tiveram um boom recentemente e ascenderem ao topo das mais influentes na vanguarda desportiva. Conheça-as e, quem sabe, o setembro lhe traga novas experiências aos seus hábitos desportivos.

Para esta listagem baseámo-nos numa pesquisa realizada pela American College Sports Medicine (ACSM) publicada no Health Fitness Journal, no final do ano passado, e que marcaram a rentrée das tendências que se destacariam no ano de 2018. Ao todo são cerca de 40 tendências e incluem diferentes temas, que vão desde as várias modalidades aos gadgets e acessórios desportivos.

Dessa pesquisa elaborámos um top 10 das tendências que, tal como era previsto, marcam a atualidade do mundo fit.

  1. HIIT (High Intensity Interval Training): aulas de elevada intensidade com exercícios de força e resistência, seguidos de curtos tempos de descanso.
  2. Aulas de grupo: há cada vez mais variedades de aulas em grupo e são muito benéficas para o ganho de motivação e desempenho físico. As mais procuradas são as aulas de yoga, boxe, cycling, HIIT, circuito, entre muitas outras.
  3. Os gadgets de desporto: acessórios como smartwatches associados à atividade desportiva que permitem calcular distâncias, tempos, passos, gastos calóricos, ou ainda o batimento cardíaco, são muito procurados para complementar os treinos.
  4. Modalidades como yoga e pilates: é inevitável não mencionar as vertentes que têm ganho cada vez mais adeptos e que são muito apreciadas por quem as pratica. São ótimas formas de ganhar massa muscular, trabalhar a estabilidade, mobilidade corporal e respiração.
  5. Crossfit: ginásios pensados exclusivamente numa modalidade específica permitem um treino mais personalizado. O Crossfit é das modalidades mais procuradas atualmente.
  6. Treino funcional: pode ser um treino feito em aulas de grupo, em ginásios, ou em casa. São exercícios focados na coordenação, força, resistência e equilíbrio.
  7. Core training: treinos focados em fortalecer a região lombar, abdominal, pélvica e quadril.
  8. Personal Trainers: a procura de ajuda de personal trainers permite um treino adaptado a cada pessoa consoante os seus objetivos.
  9. Treinos Outdoor: os treinos feitos ao ar livres são cada vez mais um hábito. Destacam-se as corridas, caminhadas, ou mesmo os treinos com exercícios localizados (flexões, agachamentos, lounges, entre outros)
  10. Aulas para pessoas com mais de 50 anos: aulas específicas para uma faixa etária são muito importantes e permitem adaptar os treinos consoante a idade das pessoas. Aulas como as de hidroginástica são muito procuradas e contribuem para diminuir o sedentarismo e o “desaparecimento muscular”