Bruno Salgueiro: a disciplina é mais importante do que a motivação

É o famoso rosto por detrás do Dicas do Salgueiro, um portal de informação útil e sincera destinada a quem procura motivar-se e conseguir manter uma vida mais ativa. Bruno Salgueiro é personal trainer e encara o desporto de uma forma descontraída, mas garante que a disciplina é fundamental para se chegar a algum objetivo.

Esta entrevista é parte integrante da edição em pocket book, disponível aqui.

“A nossa cabeça muda muito depois do treino”

Fotografias ©Isabel Saldanha

Podemos conhecer um pouco dos teus hábitos ao nível do desporto? Tens sempre motivação para treinar?

(risos) Não, mas quem me dera! Chego a um ponto em que a disciplina é mais importante do que a motivação.

Concordas que é nestas alturas, quando falta a motivação, que a ajuda de um personal trainer é fundamental?

Sem dúvida! É sempre melhor ter acompanhamento. Claro que nem toda a gente tem meios para isso e existem outras formas de ir buscar alguma disciplina e informação, nomeadamente vídeos ou livros, pelo que temos imensa coisa à nossa disposição. Há pessoas que têm uma carteira que permite mais, outras que permite menos, mas toda a gente consegue ir buscar ajuda, informação e motivação às coisas comuns do dia a dia.

O que te motiva a praticar desporto?

É pensar um bocado no resultado, não necessariamente a nível estético, embora ajude muito ver o meu corpo a modelar-se, pensar que hoje consigo correr mais do que ontem, que posso saltar mais alto ou ter mais flexibilidade. A nível de performance e estética, pensar no resultado ajuda-me a ser mais focado e a ter essa disciplina.

Olhar para o desporto como uma obrigação acaba por ser uma barreira limitadora?

Claro e para não sentirmos essa barreira devemos começar sempre por fazer alguma coisa que gostamos. Depois, eventualmente, tem de haver sempre alguma obrigação e disciplina. Muito do treino que fazemos tem coisas que são quase obrigatórias ou que deveríamos fazer e as quais não gostamos tanto, mas que são as mais importantes para conseguirmos atingir o nosso objetivo.

Que importância tem o desporto na tua vida?

Eu acho que atua, principalmente, ao nível da perseverança e autoconfiança, porque, tal como a maioria das pessoas, tenho as minhas inseguranças, o que é normal. O meu trabalho é, essencialmente, fazer vídeos e primeiro que eu acreditasse que aquilo que eu digo é algo que os outros deviam seguir, exigiu alguma autoconfiança. O exercício físico ajuda-me muito nesse sentido, porque a cada vez que treinamos estamos a arriscar um bocado e a experimentar coisas novas. Quando faço um treino de manhã, no qual superei ou desafiei as minhas expectativas físicas, sinto que depois tudo se torna um bocado mais fácil. Isso é o melhor que nós retiramos do exercício físico, a componente psicológica e a resiliência mental.

Consideras que é fácil manter uma alimentação saudável e equilibrada?

Nunca é fácil e principalmente hoje em dia, apesar de não servir de desculpa, tudo o que nos é apresentado anda à volta da alimentação processada, com mais açúcares. A nível de sabor, muitas coisas que não são tão saudáveis ou tão carregadas em nutrientes são as mais saborosas e isto acaba por ser uma dificuldade. Se disser a alguém que vai ter de comer só aquilo que faz bem e não o que é mais saboroso, não é fácil. Requer disciplina, que é um músculo que se treina também.

Continue a ler aqui. Pode descarregar gratuitamente a versão digital do pocket book ou encontrar-nos nas bancas, juntamente com a Revista RUA.