Os melhores snacks para comer na praia

Quando a fome apertar esqueça os gelados do bar da praia e as Bolas de Berlim. Podem satisfazer por alguns momentos, mas, para além de serem opções bastante calóricas, não trazem nenhum benefício à saúde e poucas horas depois estaremos novamente esfomeados. O verão não pode ser sinónimo de desleixo e um dia à beira-mar não deve desgraçar uma rotina mais equilibrada.

Por isso, é fundamental ter sempre outras opções mais saciantes, saudáveis e igualmente saborosas. Fizemos uma seleção das melhores sugestões de alimentos que deve procurar levar para a praia.

Água: nunca esquecer que é fundamental ter sempre uma garrafa de água ou um recipiente que preserve a água fresca durante todo o dia. Lembre-se sempre que quando nos expomos ao sol acabamos por transpirar mais e, mesmo que não tenhamos sede, o nosso corpo perde água mais rapidamente. Mantenha-se hidratado. Sugestão: coloque umas rodelas de limão para conferir algum sabor à água.

Fruta: das variadas opções de fruta, algumas mantêm-se relativamente frescas durante todo o dia. Frutas como melancia, meloa ou melão são ótimas opções. Prepare umas porções de fruta já cortada aos pedaços e pronta a comer. São opções com boa uma quantidade de água (a melancia é composta por cerca de 90% de água), além de serem muito nutritivas. Outra sugestão: uvas e ananás.

Legumes: sugerimos que corte umas cenouras ou uns pepinos em forma de palitos até ter uma quantidade que seja, para si, necessária. Depois, pode sempre acompanhar com algum tipo de queijo mais saudável, como o queijo quark. Procure guardar num reservatório fresco.

©D.R.

Frutos secos: já aqui falamos várias vezes dos benefícios dos frutos secos e a verdade é que são ótimas opções para qualquer altura do dia e em qualquer lugar. Leve num frasco uma mistura de frutos secos, como amêndoas e cajus, e vá saboreando, para que não tenha picos de fome.

Barrinhas energéticas: são ideais para lanchar, além de serem fáceis de transportar para todo o lado. Deixamos uma receita para que consiga fazer as suas próprias barritas saudáveis e caseiras: ver receita.