Como prevenir o inchaço abdominal?

Se tem por hábito fazer retenção de líquidos ou sentir-se inchada nos dias mais quentes, conheça alguns dos alimentos diuréticos que contribuem eficazmente para uma maior sensação de bem-estar. Uma das formas de prevenir o inchaço abdominal é através da alimentação e, para tal, fizemos uma seleção das melhores opções que deve incluir (e excluir) na sua rotina alimentar.

Alimentos que previnem o inchaço abdominal:

Frutas e vegetais

A pera é uma fruta que apresenta um alto teor em potássio, sendo também baixa em sódio, facilitando o processo da digestão. A melancia é também muito benéfica para a saúde, além de ser composta por bastante água (cerca de 90%).

Os espargos podem ser bons diurético e ótimos para incluir em sopas, podendo acompanhar pratos variados e até grelhados.

Evitar alimentos que contém bastantes açúcares, pelo que vão causar maior inchaço abdominal: couve, couve-flor, cenouras, ameixas e damascos.

Como evitar o inchaço abdominal?

Evitar ingerir bebidas gaseificadas

É fundamental evitar ingerir qualquer bebida com gás, uma vez que esse mesmo gás terá um efeito de dilatação do estômago, causando algum desconforto e sensação de enfartamento.

Evitar comer depressa e demasiado

Ao comer demasiado depressa, o que acontece é que vai engolir demasiado ar, sendo o processo que mais contribui para o inchaço abdominal. Grandes refeições, que ultrapassam as nossas necessidades, contribuem para a dilatação do estômago, causando uma sensação de estarmos completamente cheios, além de sobrecarregarem o trato gastrointestinal. Uma refeição exagerada acaba por dificultar o processo de digestão. Devemos comer devagar e perceber quando é que o estômago está realmente satisfeito.

Mastigar bem os alimentos

Se comer muito depressa, provavelmente não vai mastigar corretamente os alimentos, pelo que irá atrasar e dificultar depois o processo da digestão. É fundamental comer devagar e mastigar bem os alimentos, principalmente se sofre de problemas de flatulência.

Evitar os lacticínios

Alimentos que contém lactose ou leite açucarado podem ser a causa para o inchaço abdominal. Se sentir que o seu organismo tem alguma intolerância à lactose, deve procurar consumir alimentos isentos de lactose.

Atenção aos hidratos de carbono e ao excesso de fibra  

Os cereais integrais podem contribuir para uma maior sensação de flatulência, dado serem fontes ricas em fibra, que é um hidrato de carbono de difícil digestão. Ainda que sejam aconselhados pelos inúmeros benefícios que acarretam, é importante que a sua ingestão seja mais controlada, ao passo que devemos, ainda, beber muita água. Consumir grandes quantidades de alimentos com alto teor em hidratos de carbono, pode provocar uma maior retenção de líquidos.

Beber mais chá

Os chás ricos em cafeína levam a que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo.

Evitar certos hábitos

Se o inchaço abdominal não reduzir apenas através da alimentação, poderá ter de evitar ou mudar alguns hábitos, nomeadamente os que promovem a acumulação de demasiado gás. Alguns hábitos a evitar: beber por palhinha, mascar pastilhas elásticas ou comer rebuçados.