Guimarães recebe a Taça do Mundo de Ginástica Artística

Texto: Inês Rodrigues

Entre 19 a 22 de setembro, a cidade de Guimarães vai acolher a Taça do Mundo de Ginástica Artística, no Multiusos de Guimarães. O evento conta com cerca de 500 atletas provenientes de 40 países diferentes.

Imagens: Câmara Municipal de Guimarães e Federação de Ginástica de Portugal

O vereador do desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, destaca a importância destes eventos para “colocar Guimarães no radar mundial”, e relembra que: “A última Taça do Mundo de Ginástica decorreu em Paris e agora veio para Guimarães, sinal da dimensão que existe para acolher este tipo de organizações desportivas”. Por outro lado, sublinhou que: “É importante divulgar a modalidade porque temos uma Academia de Ginástica que já tem mais de 900 atletas e, assim, fazer esta ligação da prática da modalidade e a sua implementação na região com a realização destes grandes eventos”.

O Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, João Paulo Rocha, destaca a importância desta Taça do Mundo na preparação para o Campeonato do Mundo, que se realiza em breve na Alemanha, onde se disputará a qualificação para os Jogos Olímpicos. “Os nossos ginastas têm assim a última prova antes do Campeonato do Mundo, onde se esperam que possam atingir a qualificação”, salientou o responsável da Federação.

Portugal está presente nesta competição com os seguintes ginastas: Diogo Romero, Petrix Barbosa, Guilherme Campos e Bernardo Almeida (Ginástica Artística Masculina) e Filipa Martins, Rafaela Ferreira, Beatriz Cardoso e Mariana Pitrez (Ginástica Artística Feminina).

Para consultar o programa completo, clique aqui.