Gustavo Ribeiro conquista medalha de bronze no Mundial de street skate

Texto: Inês Rodrigues

Gustavo Ribeiro conquista a medalha de bronze na 3ª etapa do Mundial de street skate, disputado em São Paulo, no Brasil, no passado domingo.

Imagens retiradas da página de Instagram de Gustavo Ribeiro

O skater português ficou atrás do vencedor norte-americano, Nyjah Huston, e de Yuto Horigome, o segundo classificado, somando 36,2 pontos. Este 3º lugar no Campeonato do Mundo é uma vitória histórica e surpreendente para Portugal.

Gustavo Ribeiro disputa agora uma das 20 vagas na modalidade para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, cuja qualificação decorre até maio do próximo ano, altura em que vai ser disputado o Campeonato do Mundo, em Londres.

Quem é Gustavo Ribeiro?

Tem 18 anos e é atualmente um dos maiores talentos do skate nacional (e mundial), tendo sido o primeiro português a vencer o Tampa AM, o mais antigo campeonato de skaters amadores, em 2017. Esta vitória valeu-lhe um bilhete para o SLS Pro Open 2018, em Londres, onde chegou às finais, após ter surpreendido nas qualificações, terminando em 7º lugar.

Depois disso, conquistou o 3º lugar no AM Street Dew Tour, em Long Beach, e, em agosto, a vitória no O Marisquiño, um dos mais importantes campeonatos de skate da Europa.

Este ano, Gustavo Ribeiro qualificou-se para os SLS World Championships e chegou às meias-finais da competição. A boa prestação valeu-lhe um lugar no SLS World Tour, concretizando assim um passo importante na sua ainda jovem carreira profissional.