Mito ou verdade: beber muita água pode engordar ou agravar situações de retenção de líquidos?

“Beber muita água pode engordar ou pode agravar situações de retenção de líquidos? Devo limitar o seu consumo?”

A água simples (sem sabores adicionados) não tem qualquer caloria, por isso não engorda. A sua ingestão é, inclusive, fundamental para a eliminação de toxinas, sendo aconselhado beber uma quantidade de entre 1,5 a 3 litros por dia (6-16 copos).

Posso beber água durante as refeições?

Beber durante a refeição não faz mal, até porque ajuda na deglutição dos alimentos e no seu transporte até ao estômago. No estômago, a água dilui os sucos gástricos e é, por isso, que em grande quantidade a água pode “obrigar” à necessidade do organismo em produzir maior quantidade de ácidos, podendo essa acidificação provocar alguns sintomas, como a azia.

A ingestão de água às refeições deve ser feita, mas com moderação e distribuída ao longo da refeição. No intestino, vai ajudar a melhorar a consistência da massa fecal e a acelerar o trânsito intestinal, evitando casos de obstipação, como é o caso da prisão de ventre.

A ingestão de água agrava situações de retenção de líquidos?

A ingestão de água não provoca nem agrava situações de retenção de líquidos. Outros cuidados devem ser tomados nesse sentido: a diminuição da ingestão de sal e alimentos salgados, a moderação na ingestão de proteína e o aumento da ingestão de alguns micronutrimentos.

A ingestão de água melhora ainda a elasticidade da pele, o que vai favorecer a aparência durante um processo de perda de volume. Por isso, beba muita água!