Tatiana Costa: “Sem dúvida que o desporto tem um peso na nossa autoestima e bem-estar”

A Scoop by Scoop é uma plataforma online, criada por Tatiana Costa e Gonçalo de Mosquera, com o propósito de partilharem as suas dicas de fitness, de alimentação, as diversas receitas saudáveis, planos de treino e um pouco das suas rotinas. Unidos pelo desporto e pela partilha de um estilo de vida, mais saudável e ativo, este casal é uma verdadeira motivação extra para quem procura adotar hábitos equilibradamente melhores.

Imagens retiradas da conta de Instagram de Tatiana Costa

Para além do blog, é no YouTube que a Scoop by Scoop ganha vida. Das mais variadas receitas, às dicas de treinos, passando pelos vídeos das suas viagens, ainda há espaço para Tatiana falar abertamente sobre inúmeros temas mais pessoais, com o intuito de poder ajudar mais pessoas a privilegiarem a sua autoestima e bem-estar.

Espreite o canal da Scoop by Scoop aqui.

No desejo de conhecermos um pouco deste projeto, falamos com Tatiana Costa, que nos dá conhecer as motivações que levaram a criar a Scoop by Scoop, assim como os desafios da sua profissão, enquanto atleta de bodybuilding.

Gostávamos de começar por conhecer o início deste projeto. Quando é que tudo começou e o que motivou a lançar a Scoop by Scoop?

A Scoop by Scoop começou em 2014 com uma ideia simples: criar conteúdo fitness em Portugal. E para isso decidimos arrancar com receitas saudáveis, pois sentimos que era uma área vazia, mas com grande potencial. A partir daí deu-se o crescimento da Scoop em outras direções e temáticas.

Podemos dizer que foi o desporto que vos uniu?

Mais que isso. Foi a partilha de um estilo de vida.

É nesta plataforma que partilham várias dicas de fitness e receitas saudáveis. Esta partilha de conteúdos e experiências reais é algo importante para vocês?

Sem dúvida. É com enorme agrado que o fazemos, pois sabemos que, do outro lado, a receção é superpositiva. Faz sentido continuar algo que nos dá prazer e ainda tem enorme aceitação.

Atualmente, a Tatiana é atleta profissional, nomeadamente na vertente de Bodyfitness/Bodybuilding. O que é que lhe despertou mais interesse nesta modalidade?

De facto, tornei o fitness/bodybuilding uma das minhas profissões. O que mais me cativou quando conheci este mundo foi a capacidade que temos em mudar o nosso corpo. Isso é fantástico e motivou-me. Ou melhor, continua a motivar-me.

Disse numa entrevista que o desporto aumenta em grande escala a sua autoestima. Concorda que o fitness tem muito influência na nossa saúde mental, que é tão ou mais importante?

Sem dúvida que o desporto tem um peso na nossa autoestima e bem-estar. Sim, o fitness influencia a nossa saúde mental. Mas pode ser de forma negativa ou positiva e aqui está o perigo. Quando falo de ter uma influência negativa, deve-se a casos em que o nosso bem-estar está ligado a uma imagem e isso é grave, pois a imagem que queremos pode não estar sempre presente.

Como é que prepara o seu corpo para uma competição? 

O rigor é total. Tudo é pesado à grama na alimentação e os treinos de musculação e cardio são feitos sem erros.

Ainda sobre a pergunta anterior, como é que consegue manter o foco no objetivo?

Por uma razão simples: gosto do que faço.

O culturismo é uma competição bastante exigente. Considera que esta modalidade é vista de igual forma por toda a gente? Alguma vez sentiu algum tipo de preconceito?

Sim, existe algum preconceito, no entanto não é algo que me incomode. Há várias ideias que se têm de forma errada: uma associação de masculinidade às mulheres que praticam esta modalidade; egocentrismo por parte do atleta; considerar que por detrás de tanto músculo há “pouco cérebro”… e por aí vamos.

5 perguntas rápidas a Tatiana Costa:

Três curiosidades sobre a Tatiana?

Não aprecio massas (pasta), sou colecionadora de macacos de peluche e adoro mergulhar bolacha maria no leite morno.

Prefere Squats ou Burpess?

Squats.

Cinco alimentos que não podem faltar na sua dieta?

Frango de churrasco, aveia para papas, muitos legumes variados, arroz e batata doce assada.

Treinar sozinha ou acompanhada?

Sozinha ou com PT.

Treino outdoor ou indoor?

Indoor.