Afinal, quanto tempo devemos aguentar em prancha?

Não vamos mentir…nunca um minuto demorou tanto a passar como quando estamos em prancha!

Afinal, quanto tempo devemos aguentar em prancha para obtermos resultados? O tempo deve variar consoante os objetivos que temos? Que cuidados devemos ter quando estamos em prancha? Foram algumas das perguntas que procuramos responder e ainda lhe deixamos algumas dicas para otimizar os seus resultados na prancha.

Sabemos que a prancha pode ser dos exercícios mais “terríveis”, mas, na verdade, são ideais para fortalecer o core – a zona que envolve o abdominal, lombar e quadris – sendo que, quando executadas da maneira mais correta, permitem ainda tonificar glúteo e pernas. Ainda assim, é muito comum mantermos uma postura inadequada e isso pode alterar os nossos resultados, pelo que deve procurar executar a prancha paralela a um espelho ou com a ajuda de um profissional de desporto.

Benefícios do exercício de prancha:

A prancha é um exercício que pode e deve ser incluído em qualquer tipo de treino, nomeadamente em treinos de musculação, cardio ou para finalizar o treino. É uma excelente forma de prevenir o aparecimento de lesões, para além da tonificação de vários músculos em simultâneo. O melhor das pranchas é a sua versatilidade, sendo um exercício que pode ser executado em qualquer sítio, sem recorrer a nenhum acessório. Do chão da sua sala ao ginásio ou numa superfície em outdoor, pode colocar-se em prancha em qualquer lugar.

Quanto tempo devemos ficar em prancha?

Não é necessário manter-se em prancha por um longo período, até porque sequências mais curtas de pranchas bem executadas podem trazer muitos benefícios. Até porque, quando ultrapassamos um minuto em prancha temos tendência a aumentar a tensão dos músculos e, ao invés de estarmos mais focados na contração dos músculos (principalmente do abdómen), tendemos a curvar mais a coluna, dificultando a postura correta.

Como potenciar a sua prancha?

Pode sempre alternar a dificuldade da prancha, esforçando-se para contrair ainda mais o abdómen ou comprimindo mais os glúteos.

Seis posições para tonificar o core: