Mito ou verdade: beber sumo de limão em jejum ajuda a emagrecer?

“Beber sumo de limão em jejum ou ao longo do dia ajuda a emagrecer?”

O sumo de limão é rico em vitamina C (que ajuda a proteger o organismo de estados gripais) em saponinas (que ajudam a regular o trânsito intestinal e têm efeito expetorante) e em pectina (uma fibra que ajuda a regular a nossa saciedade).

É verdade que a ingestão de sumo de limão melhora o sistema digestivo, mas, isto acontece, precisamente, porque promove a produção de ácidos pelo estômago e, por isso, o seu consumo continuado pode resultar em azia, refluxo, cólicas, gastrites e úlceras gástricas, afetando a sua saúde. Além disso, prejudica o esmalte dentário, aumentando o risco de formação de cáries.

Nesse sentido, não recomendo a sua ingestão em jejum, sendo que existem outras estratégias nutricionais para a perda de peso com melhor fundamento científico.

O seu consumo ao longo do dia, além dos aspetos acima referidos, também não traz qualquer benefício, uma vez que estamos a ingerir calorias extra ao longo do dia e que não se justificam.

Lembro também que não deve adicionar açúcar na preparação de limonadas, podendo aromatizar, por exemplo, com stevia ou outro adoçante ou com pó ou pau de canela.