Como perder peso eficazmente depois dos 40?

É normal que, com a idade, seja aparentemente mais difícil conseguir uma perda de peso notável e isto acontece devido à desaceleração do metabolismo e também à perda de capacidade de funcionamento de alguns órgãos. Também os músculos vão gradualmente perdendo a sua qualidade. O que acontece é que o músculo deixa de ser formado principalmente por fibras, levando a que aumente a infiltração de gordura no mesmo.

O segredo?  A resposta poderá estar na alimentação.

Após os 40/50 anos é normal que o corpo se sinta mais cansado, ao passo que o metabolismo desacelera e há uma maior perda de massa muscular. Se pensarmos bem, um homem de 50 anos deverá consumir menos 100 calorias do que um homem de 20, com o mesmo peso.

Então, que hábitos devemos adotar para colmatar as necessidades do corpo?

Na alimentação:

  1. Procure ingerir mais vegetais e diversifique na escolha. Comece sempre as refeições com uma sopa de legumes, de preferência caseira. As frutas e os legumes apresentam níveis mais baixos de calorias e ricos em vitaminas e minerais essenciais, pelo que é importante que o seu consumo aumente com a idade. Tenha sempre a presença de legumes em cada refeição, devendo ocupa cerca de metade do prato.
  2. Adicione frutos secos à sua dieta, garantindo que não passa muitas horas sem comer nem come em demasia.
  3. Mantenha uma alimentação equilibrada, consciente e saudável.
  4. Evite ingerir bebidas açucaradas ou qualquer refrigerante.

Na prática de atividade física

  1. Pratique desporto regularmente, de forma a manter o corpo ativo.
  2. Experimente diferentes desportos e diversifique na sua prática, para garantir que promove novos estímulos ao corpo. Experimente diferentes desportos, como futebol ou natação, ou modalidade mais específicas, como yoga, pilates, body combat, zumba ou musculação.