Dia Mundial da Dança: a fusão desta arte com o exercício físico

Sabia que o Dia Mundial da Dança é celebrado, desde 1982, em honra a um famoso bailarino francês, chamado Jean-Georges Noverre, que veio propor uma nova visão da dança do seu tempo? Em homenagem ao seu aniversário, este dia foi proposto pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização da UNESCO, com o propósito de chamar à atenção para a importância da dança, como uma arte para todos.

No âmbito da celebração deste dia, reunimos algumas atividades físicas que têm por base a dança e que proporcionam inúmeros benefícios.

Uma prática regular de atividade física, aliada a uma alimentação saudável, é essencial para assegurar uma vida com mais qualidade. Se gostava de incluir mais vezes o exercício físico na sua rotina, mas não tira tanto prazer em treinos normais de musculação ou cardio, existem várias modalidades baseadas na dança que são ótimas alternativas, para além dos inúmeros benefícios que proporcionam.

Zumba

O Zumba mistura passos de ginástica aeróbica com danças latinas, estimulando a perda de peso e a tonificação dos músculos, principalmente das pernas, braços e core.

Benefícios:

  1. Acelera o metabolismo: os movimentos aeróbicos fazem acelerar o metabolismo e o batimento cardíaco, contribuindo para uma eficaz queima de gordura – o que se revela numa atividade interessante para quem procura perder peso.
  2. Alivia o stress: é uma modalidade que é praticada em grupo e com músicas alegres, o que estimula a boa disposição e uma maior sensação de bem-estar.
  3. Melhora a coordenação motora: os movimentos ritmados ajudam muito a dominar a coordenação motora, assim como o equilíbrio.
  4. Aumenta a flexibilidade: a prática do zumba revela-se eficaz depois na prática de outras atividades desportivas, sendo um excelente complemento a uma rotina ativa. Os exercícios executados auxiliam o alongamento dos músculos e o aumento da flexibilidade.

Sh´Bam

As aulas de Sh´Bam já chegaram a vários ginásios e a adesão é cada vez maior. Estas aulas misturam diferentes estilos musicais em movimentos simples, mas ritmados.

Benefícios:

  1. Proporciona todos os benefícios de um treino cardiovascular.
  2. Promove um alto gasto calórico.
  3. Melhora a coordenação motora e o equilíbrio.
  4. Estimula a expressão corporal.
  5. Alívio do stress.

Body Jam

As aulas de Body Jam também já se encontram disponíveis em vários ginásios e são semelhantes às aulas de Sh´Bam, proporcionando um elevado gasto calórico e o aumento da coordenação, da autoconfiança e da motivação, essencial numa rotina desportiva.

Poderíamos ainda mencionar muitas outras atividades essenciais, como o Ballet, o Jazz, o Sapateado, a Dança Contemporânea, as Danças de Salão, a Dança do Ventre ou Street Dance. O importante é exercitar o corpo!