Dicas de selfcare em casa: a importância do nosso bem-estar, por dentro e por fora

Os tempos pedem para que fiquemos em casa, mas temos de continuar a cuidar de nós. É muito importante saber cuidar do nosso bem-estar, por dentro e por fora. Por isso, partilho convosco algumas práticas simples e que fazem toda a diferença no nosso dia a dia, mesmo estando em casa.

Cuidar do nosso bem-estar, por dentro:

  1. Começar e terminar o dia a meditar, durante cinco a dez minutos, para que consiga conectar-se.
  2. Beber água com limão é uma sugestão ótima para desintoxicar o organismo.
  3. Fazer um smoothie, por exemplo, misturando espinafres, banana, aipo, um pouco de gengibre, sumo de meio limão e um pouco de água, misturando tudo no liquidificador. É uma sugestão perfeita para um pequeno-almoço saudável e nutritivo, por exemplo.

Cuidar do nosso bem-estar, por fora:

Já pensou em tornar a sua casa num mini spa? Para tal, deixo aqui alguns exemplos:

  1. Tomar um banho de espuma.
  2. Acender uma vela com aroma.
  3. Fazer uma máscara de rosto e/ou capilar.
  4. Fazer uma automassagem e esfoliação corporal.

O verão está quase aí e começar a auto massajar as zonas mais problemáticas será um bom começo, realizando movimentos ligeiros e firmes sobre as partes mais afetadas do nosso corpo. Para isso é necessário reservar todos os dias cinco minutos de manhã e à noite, durante 15 dias, até ser já num hábito. Durante os primeiros dias vai descongestionar os tecidos, combatendo a celulite e a gordura localizada.

Passos para fazer uma massagem redutora em casa:

  1. A exfoliação é um passo muito importante neste processo. Quando as células mortas são eliminadas, os poros estão prontos para absorver os cremes de forma mais eficaz.
  2. Aconselho a utilizar sempre um creme com efeito de calor ou um óleo para facilitar a massagem. Se no seu caso for para reafirmar recomendo um creme com efeito frio.
  3. O ideal é realizar os movimentos sempre com a pressão adequada e de baixo para cima. Estes movimentos ajudam a melhorar o retorno venoso e a ativar a microcirculação. A massagem nas pernas deve ser feita em direção às virilhas, uma zona na qual existem gânglios que vão filtrar os líquidos corporais e eliminar toxinas.

Claro que tudo isto terá ainda mais efeito quando aliado a uma alimentação saudável.