Kit Alimentar de Quarentena: o essencial que precisa de ter em casa

A Direção-Geral de Saúde (DGS) desenvolveu um Kit Alimentar especialmente pensado e adaptado a um período de quarentena. Disponível no novo manual da DGS que pretende auxiliar uma alimentação mais saudável durante este período de isolamento social, este Kit Alimentar pretende ser orientador para profissionais de saúde e outros profissionais que prestam apoio na área alimentar a pessoas que se encontram em vigilância ativa e sob um isolamento preventivo por um período de 14 dias, como recomendado.

Saiba mais sobre o manual aqui.

O objetivo da criação deste Kit Alimentar é, precisamente, ajudar a população a fazer um abastecimento adequado, comprando apenas aquilo que é essencial e que irá necessitar, de forma a não adquirir produtos alimentares pouco saudáveis ou com pouca utilidade. Desta forma, este Kit Alimentar permite orientar um abastecimento de alimentos para um período mais longo, evitando que tenha de se deslocar com frequência ao supermercado.

Pensado para um período de isolamento de 14 dias, este Kit informa sobre os alimentos que deve dar preferência, assim como a quantidade necessária. “Estes cálculos foram desenvolvidos tendo em conta as necessidades nutricionais médias diárias estimadas para a população portuguesa (2000 kcal, 20% proteína, 50% hidratos de carbono e 30% lípidos), seguindo tanto quanto possível as recomendações da Roda dos Alimentos. Assim, as quantidades apresentadas são referentes às quantidades necessárias por pessoa e para um período de 14 dias. De acordo com a composição do agregado familiar, estas quantidades devem ser ajustadas”, pode ler-se no novo manual da DGS.

É muito importante que mantenha uma alimentação o mais saudável e equilibrada possível, reduzindo o consumo energético excessivo e evitando ao máximo o excesso de açúcar e sal, sendo, por isso, muito importante a correta leitura dos rótulos dos alimentos que compra.

Pode saber mais sobre a leitura dos rótulos dos alimentos aqui.

A quantidade de seguida apresentada corresponde às respetivas necessidades por pessoa.

Alimentos para pequeno-almoço ou pequenos lanches (da manhã ou da tarde)

  1. Cereais de pequeno-almoço (frutos secos, granola, muesli ou aveia): quantidade de 1kg;
  2. Cereais de pequeno-almoço + bolacha Maria ou de água e sal + Tostas: quantidade, respetivamente, de 500g + 300g + 200g;

Alimentos para as refeições principais

Arroz ou massa: quantidade de 3kg.

Hortícolas (legumes, vegetais e hortaliças)

Quantidade de 2,5kg.

Fruta

Quantidade: 3kg.

Lacticínios

  1. Leite + Queijo: quantidade, respetivamente, de 5L + 600g;
  2. Leite + Queijo + Iogurtes: quantidade, respetivamente, de 3L + 600g + 14 iogurtes.

Carne, pescado e ovos

Quantidade: 3kg (meia dúzia de ovos + 6 latas de conserva de pescado + 2kg de carne/pescado (congelado ou fresco).

Leguminosas (feijão, ervilhas, grão, lentilhas…)

Quantidade: 1kg de leguminosas em conserva ou 350g de leguminosas secas.

Gorduras e óleos

Azeite: quantidade de 350ml