PUMA cria um projeto de biodesign, explorando uma produção mais sustentável

Na procura por alternativas mais sustentáveis no que toca à produção, a PUMA lançou um novo projeto de biodesign que visa encontrar formas mais ecológicas de fabricar e tingir tecidos. Esta novidade acompanha o lançamento de uma nova coleção de performance: Design to Fade.

©D.R.

Design to Fade é uma coleção especial, produzida em colaboração com o projeto holandês, Living Color, e o estúdio de design sueco, Streamateria. Alguns dos produtos são tingidos através de bactérias, ao passo que outros são feitos de materiais degradáveis.

“Os tempos que vivemos exigem que repensemos não apenas o que criar, mas também como criamos”, refere o senior head of innovation da PUMA, Romain Girard, continuando: “Com a coleção Design to Fade queremos trabalhar num futuro focado em métodos de produção sustentáveis ​​e materiais recicláveis”.

Design to Fade é já o terceiro projeto de biodesign da marca, que desde 2016 procura apresentar novas maneiras de reduzir o impacto ambiental da indústria da moda, nomeadamente da roupa desportiva. O projeto holandês, Living Color, foi essencial para o desenvolvimento desta coleção, uma vez que já usavam bactérias – alimentadas com um nutriente que as permite produzir um tipo de pigmento, que poderá depois ser usado em qualquer tipo de fibra – para tingir tecidos.

Já o estúdio de desing sueco, o Streamateria, é reconhecido por produzir tecidos em circuitos fechados, que se tornam uma fonte de matéria-prima depois de utilizado. Sendo assim, é possível criar uma cadeia de produção circular com tolerância zero ao desperdício. Já os materiais são fabricados a partir de uma estrutura de malha impressa, revestida com um bioplástico para criar uma peça de vestuário têxtil.

Saiba mais aqui.